Uma idosa morreu após ter sido atropelada, na noite de ontem (27), na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, Centro de Petrolina, por um veículo L-200, com placa JRV-8561, conduzido por Crisóstomo Luiz Tavares Gonçalves, 21 anos.
De acordo com testemunhas, a idosa atravessava a rua, onde não existia faixa de pedestre, quando foi atropelada. O motorista não se recusou a prestar socorro, mas a idosa já chegou ao Hospital de Traumas sem vida. Ela não portava nenhum documento e até o momento ainda não foi identificada.
Luiz Tavares foi apresentado na 1ª DPC para adoção das medidas legais.



deveriam instalar semaforo de pedestre naquela região, pra atravessar é horrivel e não é culpa dos motoristas
Concordo com o Franco. Mas como a EPTTC ainda nem retirou todos os tachões, não vão cumprir a “promessa” de instalar redutores/semáforos nos pontos críticos tão cedo. Enquanto isso, olha aí o que está acontecendo…
Estava passando na hora e vi que a senhora passou direto sem nem olhar pros lado, um carro deviou e um outro branco que vinha do lado pego. nem mágio consegui desviar. pesmes para família.
Muito triste essa notícia. Mais infelizmente, a família não deveria deixar idosos sair sozinhos na rua nem durante o dia,quanto mais a noite. não é idade mais pra andar sozinhos,tiro pela minha mãe que é idosa e eu não deixo ela ir nem em um mercado só.
Meus sentimentos! DEVERIAM COLOCAR UMA FAIXA DE PEDESTRE
E UM SINAL, ALÍ NAQUELE LOCAL,ACONTECE MUITOS ACIDENTES ATÉ EU TENHO MEDO DE ATRAVESSAR EM HORÁRIO DE PIQUE.
Petrolina é uma cidade em que a irresponsabilidade reina entre os motoristas, tanto de carro, mais ainda de moto. Seta de direção quase ninguém utiliza; sinal de “pare” é ignorado, buzina, ao contrário, é um acessório constante. Um acidente deste a poucos metros de um redutor de velocidade (40 km/h) não poderia acontecer. É certo que a pobre senhora tentou cruzar a av. fora da faixa, mas o motorista, diante de um redutor de velocidade, abaixo de 40 km/h não ter a devida precaução, é algo inaceitável. Vamos ter mais cuidado com a vida dos outros. Aquele trecho é um dos mais movimentados da cidade, cruzamento entre duas avenidas, numa esquina um supermercado, na outra uma escola, pessoas fazendo caminhada, ciclistas, etc.
sabe quando vão resolver isso? quando filho de alguma autoridade muito importante, sofrer um acidente desse tipo.
Sou motorista e motocilista, tem motorista q pensa q PISCA é so pra usar no NATAl, nunca atropelei ninquem graças a Deus e espero q nunca ninquem me atropele, esse cara tem q pagar por isso, n é q uma pessoa de uma certa idade q ande devagar q tem q aparecer um inresponsavel num carrão de velocidade estupida q tem andar por ai passando por cima dos outros, se nossa lei fosse mais dura isso n existia, agora sabe o q vai acontecer cm esse cara??? NADA, nossa LEI È????, deixa pra lá, se eu falar n vão cologar o meu comentario, enquanto tem politicos pensando em campanha, pensando como vão fazer pra ganhar dinheiro nossa LEI ta ai, e nós sofrendo com os nossos amigos e parentes mortos em acidentes.
Estava passando no momento do acidente e percebi que a idosa estava realmente fora da sua faixa de pedestre, aproximademente a 200 metros apos o redutor de velocidade, onde o motorista nao tinha como desviar. O citado parou o carro apos o aconcido, e prestou todo o socorro necessario a idosa. Percebi tambem que ele se disponibilizou a fazer o barfometro onde o mesmo retornou com zero de nivel de alcool.
Eu acho que idosos tem que ter acompanhamento, ate porque Carlos disse que ela estava sem documento. Lamentavel o que ocorreu mas faixa de pedestre existe para isso.
Instalar semáforo de pedestre? kkkk
Vcs são burros ou o quê?
Vcs já viram a velocidade da via? como os carros vem?
Sempre que precisam parar pra alguem passar na faixa acontece um acidente!!!
ALI NO LOCAL JÁ TEM FAIXA, OS PEDESTRES QUE NÃO ESTÃO EDUCADOS PARA O USO!!!
ainda achando que aquela faixas não deveriam estar ali, causam acidentes visto a via eh de velocidade considerada alta. Ja existem faixas entre as lombadas eletronicas!
BURRO SOFREEE!
E LAMENTAVEL O OCORRIDO A MINHA MÃE JÁ FOI ATROPELADA NO MESMO LOCAL NO ANO DE 1996 QUANDO A NUMERO DE VEICULO QUE CIRLCULAVA NESTE LOCAL ERA BEM MENOR SEM CONTAR COM VÁRIOS OUTROS QUE JÁ HOUVE.
CADÊ AS AUTORIDADES DESTA CIDADE QUE NÃO TOMA NENHUMA MEDIDA PARA EVITAR QUE OUTRAS PESSOAS PERCAM OS SEUS ANTI-QUERIDOS.
A culpa nao pode ser dexada nas costas dos motoristas, os pedestres , com toda a displicencia , atravessam fora da faixa, o q deixa o motorista sem muito o q fazer. O fato de estar a noite tb agrava mais ainda a culpa. Infelizmente a vitima faleceu mas deixa a mensagem q existe o lado do motorista tb q nunca e visto. Ele tem q cuidar do seu carro , dos outros carros e dos pedestres. Cada um tem q fazer a sua parte.
Eu acho que esse motorista não teve tanta culpa. Passo sempre por alí e já corrir o risco de atropelar um senhor. Os pedestre em Petrolina não respeitão,passam na frente do carro,os motorista são obrigados a freiarem em cima. Do mesmo jeito que esse motorista passou por isso,qualquer outro motorista poderia esta no lugar dele. Certo que foi uma vida que se foi,mais o pai de família também se presudicou de alguma forma. As pessoas deviam tomar mais cuidado quando atravessar nas ruas e os idosos só atravessarem na faixa e de preferência sair acompanhados.
Fico por aqui.Acredito que o motorista deve esta passando por um mau bucado também. Ele não é o primeiro e nem será o último a passar por isso. É UMA FATALIDADE.
É muita hipocrisia desse povo!!!
Esses que estão dizendo que “o motorista, diante de um redutor de velocidade, abaixo de 40 km/h não ter a devida precaução, é algo inaceitável.” é o primeiro que após o redutor acelera para pelo menos 60Km/h.
A Monsenhor é uma via de velocidade alta urbana. A culpa não foi do motorista, mas infelizmente da pedestre que entrou na frente do carro sem olhar o movimento da pista…
Para quem conhece Recife, tenta atravessar a Agamenon Magalhães fora da faixa de pedestre às 18h para ver se consegue… Não. E a chance de ser atropelado é altíssima, e não é culpa dos motoristas… O transito é naturalmente rápido na pista, cabe aos pedestres prestarem atenção ao atravessá-las.
Colocar faixas de pedestres em uma via de 60 km é burrice, se um veículo vem em um velocidade compatível com a via dependendo da distÂncia do mesmo para a faixa ,claro que o carro ou moto não para. A solução para normalizar seria passarelas e a concientizaçao dos pedestres para utiliza-las.
Um fatalidade, pude ver o acidente, e o motorista, realmente não teve como desviar! só os anjos de Deus poderiam ter livrado essa senhora, não teve como….
A senhora não olhou para os lados, e ele estava muito em cima não tinha como desviar, infelizmente!
a familia, que Deus os ajude a entender isso da melhor forma possível!!!
É uma pena que tantas pessoas tenham que perder suas vidas, para que alguma posição seja tomada.
É necessario a instalação de faixa, semaforo e além disso, a educação ao pedestre deve ser realizada sempre.
Os motoristas também devem respeitar seus limites de velocidade. O que no caso, creio que não tenha ocorrido desrespeito por conta do motorista. Na maioria dos casos, os motoristas irresponsavelmente fogem, negando o minímo, que é o socorro à vitima.
O rapaz socorreu a vitima de imediato, fez todos os exames e processos nesse caso.
A unica coisa a dizer nesse momento é AUTORIDADES, SINALIZEM A AREA e que DEUS DÊ MUITO CONFORTO PARA A FAMILIA DA VITIMA.
Não tenho nem palavras para comentar. Hoje sou um cadeirante por desviar pra não atropelar uma velhinha que atravessava de cabeça baixa sem nem olhar se vinha carro.
E aí,eu sou o quê? A culpa foi do pedestre ou foi do motorista para que eu esteja nessa droga de cadeira de rodas?
Se o motorista viesse a 60 km, respeitando a velocidade máxima da via, poderia ter uma chance de evitar o acidente. É preciso colocar a falta de direçao defensiva como crime. Pelo menos, perder a carteira. Eu entendo que quem se envolver em acidente, independentemente de estar certo, deveria ter a carteira suspensa.
Marcelo, ninguém tá interessado como é ou deixa de ser lá em Recife. Vc. deve ser mais um Recifense querendo fazer “comparações” estúpidas. Concordo plenamente com o Fernando, o rapaz deve ter passado pelo redutor por volta de 30 km, no máximo (pra não levar multa), depois disso, deve ter acelerado e não teve a direção defensiva necessária para antever o perigo. Naquela região onde ocorreu o acidente, deve-se ter a máxima cautela, andar no máximo em 50 km, pois é local onde passa muita gente.
Mesmo diantes dos fatos, tem sempre alguem que vai colocar culpa nos motoristas. OS PEDESTRES MUITAS VEZES SÃO CULPADOS. E quando ao transito de petrolina, é um dos transitos mais educados, do nordeste, não sou eu que digo isso, são pessoas de outras cidades, um exemplo é o transito de juazeiro (vão colocar culpa em isaac tambem). Agora aqui em petrolina se não fosse a irresponsabilidade da maior parte dos motociclistas, o transito aqui seria muito melhor.
Obs: Pessoal quem sofre uma batida de um carro do porto de uma L200, mesmo a 30 km/h pode ter consequencias graves, inclusive a morte até mesmo para jovens, imagine para um idoso.
Nesse momento so me resta respeitr a dor de quem perdeu seu ente querido e desse motorista que concerteza, esta triste, por se envolver sem querer nessa fatalidade, nos que andamos e dirigimos estamos espostos a isso……
caro JAME´S,
Sou petrolinense e detesto Recife mas estou defendendo que assim como qualquer cidade com o crescimento que Petrolina apresenta tem algumas avenidas com transito rápido que são impossíveis de serem transitadas a menos de 60 km/h devido ao volume de tráfego (se reduzir a velocidade máxima para 40 Km/h teríamos engarrafamentos enormes). Há alternativas bem mais seguras que faixa de pedestre sem semáforo – Passarelas por exemplo. O nível de serviço da monsenhor angelo não permite redução de velocidade máxima abaixo da já adotada hoje. Fico bem triste comm o falecimento desta senhora, mas definitivamente não foi culpa do motorista é culpa da falta de investimento em segurança para o pedestre. Estude um pouco sobre teoria de transito que voce poderá me entender.
Abraço
Manter o trânsito seguro é responsabilidade de todos e dever do estado(latu sensu). Não posso opinar acerca do ocorrido, eis que não presenciei nem vi os laudos oficiais. Mas se aconteceu essa tragédia, alguém deve ter errado, ou a vítima, ou o motorista ou o próprio órgão público de trânsito competente, por deixar alguma brecha para que a coisa conteça. Não posso julgar nem X, nem Y, nem Z pelo ocorrido. sabemos o tamanho da dor da perda de um ente querido. Também o tamanho da preocupação do motorista, caso ele não tenha tido culpa, deve ficar com essa marca pro resto da vida. A população também precisa prestar solidariedade aos idosos para atravessar as ruas. Muitos ficam ao lado de velhinhos sem ao menos oferecer uma ajuda para atravessar a rua, quanto custa?! Eu costumo, quando me deparo com idosos, perguntá-los se eles querem ajuda para atravessar a rua, inclusive sinalizo aos motoristas para colaborarem com a paciência de esperar os passos lentos da idade, nunca nenhum motorista me negou tal pedido até agora. Todos nós, motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, carroceiros, autoridades de trânsito, devemos nos sentir responsáveis, uns pelos outros… Infelizmente nesse mundo maluco, da ditadura da pressa, prevalece o individualismo do cada um por si. Via pública não é pista de fórmula 1, nem a faixa de pedestre é passarela de desfile de moda, muitos “desfilam na faixa”. Gente, temos que colaborar, é preciso atravessar a faixa (não precisa correr, claro) com a maior brevidade possível, para facilitar o fluxo do trânsito. O velho e surrado ditado popular deve tilintar mais um pouquinho nos nossos ouvidos: “É melhor perder um minuto na vida do que a vida num minuto”. Vamos perder esse minuto em nome da vida, gente. O motorista diminua um pouco o seu passo e o pedestre na faixa apresse mais o seu um pouquinho. Relembrando aquele polêmica do Estatuto do desarmamento, nunca esqueço a frase de um padre que deu uma entrevista na Band, na qual ele disse” Nós devemos desarmar primeiro as nossas almas; Um revólver não mata ninguém por si só. O que mata são as nossas intensões e a nossa falta de cuidado para com o outro.” É isso.
Abraços.
é uma fatalidade mas s e o motorista tivesse coracao evitava é que muitos aq
Então pessoal essa “idosa” é minha tia…muito embora eu morar em SP sei que ela era uma pessoa super ativa, que não gostava de depender dos outros para realizar suas obrigações domésticas, então resolveu sair para ao mercado…infelizmente aconteceu esta fatalidade. Hoje em dia as pessoas com mais idade, não gostam de depender dos outros para sairem de casa… é dificil controlá-los e vejo isso aqui em SP. Aqui o difícil é acontecer esse tipo de acidente e um motorista com essa idade, parar para socorrer. Que o Senhor a guarde e dê conforto ao meu tio e primos.
é que muitos motorista aqui digo d e carro mesmo nao tem coracao mesmo ela nao passando numa faixa o motorista teria que parar dando alerta para quem vinha atraz e consegueria evitar mas ontem mesmo no centro vi um estudante ia passando nao era na faixa mas o motorista colocou por cima do rapaz e o rapaz passou a pressas e o motorista ainda gritou vai na faixa fela da puta para voces verem ele estava errado o estudanrte por nao passar na faixa ma s em petrolina tem muitos motoristas arrogantes
Bom pessoal, existem varios fatores, mas o que estã qm questão não é apenas a atitude dos motoristas ou dos pedestres.
Existe nessa via, após a lombada eletronica (40Km/h) uma faixa de pedestre, cerca de 200 mts após existe outra, porem isso não basta, visto que corriqueiramente existem acidentes, atropelamentos e até mesmo engavetamentos na mesma regiãom, região essa que compreende o trecho da segunda faixa de pedestres.
No centro de nossa cidade existem faixas, semaforos, redutores enfim uma serie de precauções para acidentes, porem na maioria das vezes quem utiliza as vias estão aptos a respeitar e cumprir as leis e normas de transito apenas pela presença constante de autoridades de trasito que estão licenciadas a aplicar punições no ato da imprudencia. Creio que não só eu, mas muitos de vocês ja devem ter observado pela manhã aproximadamente 3 ou 4 guardas de transito, policiais militares e até mesmo guardas municipais batendo papo, conversando enfim, fazendo de tudo, e as vezes, apenas as vezes prestando atenção no transito, será tão dificil transferir um desses profissionais, os quais pagamos os seus salarios atraves dos impostos, para um outro setor????
Afinal essa avenida em questão (MONSENHOR ANGELO SAMPAIO) não só é uma via onde se transita pedestres, ciclistas, motociclitas e motoristas de diversas idades, de diversas classes sociais, com diversas obrigações e por diversos motivos, mas posso garantir a voces que todos eles são pessoas, são seres humanos que não estão ali por querer sofrer um acidente ou se envolver em tal, mas sim por necessitar.
Sou morador desta avenida, estava voltado do trabalho e cheguei ao local do acidente minutos depois, presenciei a violencia do acidente, mas quem sou eu pra jugar o certo ou errado. Infelizmente sinto por mais uma vitima oriunda do transito de petrolina.
Existe um sentimento de revolta e raiva dentro de nós, pois como vi em um comentario acima, esses problemas só serão resolvidos quando ocorrerem com um filho, mãe ou algum outro parente de alguem que possua influencia e poder financeiro passarem pelo mesma situação.
Infelizmente existem um ditado em que diz que pessoas humildes quando morrem viram estatistica, pessoas de posses quando morrem vira feriado nacional, mas infelizmente dessa vez foi a avó de um amigo e não queriamos que virasse feriado ou estatistica, preferiamos mesmo que nunca tivesse ocorrido. Mas espero que não aguardem pra ocorrer mais vezes, de diferentes formas, com variadas vitimas para que se possa tomar uma atitude.
Isso devemos agradecer, não a todos, mas a uma boa parte daqueles que fazem parte dessa “NOVA PETROLINA” que realmente esta transformada, mas transformada em uma “MERDA”.
Obrigado pelo espaço e desejo força a todos que estão passando por esse momento dificil.
Diarimente eu transito neste local e ressalto que ao meio-dia e às 18:00 o trânsito está intenso e perigoso. Nos horários de pico formam-se filas no contorno para conseguir atravessar.
Gostaria de ENTENDER porquê a EPTC ainda não instalou um semáforo alí…
Os pedestres passam até 10 minutos ou + p/ conseguir atravessar.
As vidas estão sendo perdidas… Está mais que provado que o redutor de velocidade de 40 km daquele local não é suficiente!
Precisamos de um SEMÁFORO URGENTE!
olá companheiros, escrevo em nome de ambas as famílias, meus pêsames à família da sra. falecida e peço que Deus acalme o coração do Crisóstomo, pois, sei que está pertubado.
algo parecido aconteceu comigo, dos dois lados, tive uma pessoa próxima, que se foi, em um ACIDENTE, e também fui condutor, onde não aconteceu nada mais grave às vítimas(graças a Deus!), então, conheço o sofrimento das duas famílias… e peço ao nosso Senhor, que ilumine, apazigue e traga tranquilidade aos que ficaram.
conheço o Crisóstomo desde criança, e sei da conduta deste rapaz, que é responsável e tem uma família para criar!
sabemos q tem muitos motorista por ia q nao respeita ,mais tem muitas pessoas que anda no meio da pista sabendo q e errado e ainda solta piada,onde causa muitas fatalidades infelizmente para q existe faixa?obs. eu passo todo dia ali na faixa e demoro muito para q existe uma faixa se os motorista nao respéita quem esta la para passar tem q esperar um samaritano parar?sera q todos deve passar por isso. cada um deve se concientizar de deveres e obrigações de um cidadao podendo estar a pe,,bicicleta e qualquer outro transporte .
Petrolina pede ajuda .quntos mais deveram acontecer para tomar providencias.
Lamentável que uma vida tenha sido ceifada. Fica a dor e a saudade para toda a família. Mas fica a dor e o sentimento de culpa ou o sentimento de que poderia teria sido feito alguma coisa para evitar. Não importa. Importa são os sentimentos e as pessoas que de cada lado ficou com sua dor. Dirigir por Petrolina é exercício de paciência. Hoje parei na faixa de pedestre como habiltualmente faço nas faixas de pedestres aonde vejo que o carro de trás não vai me albarroar pelos fundos no meu veículo, sabe o que aocnteceu? Tinha uma velhinha a menos de 2 metros da faixa e que ficou me xingando porque eu parei na faixa e ela estava tentando atravessar antes da faixa, só que meu carro ficou parado na frente dela… triste fato… se fosse dois dias atrás poderia ser essa velhinha e não a outra senhora… Aulas de trânsito foram feitas para todos, pedestres, motociclistas, motoqueiros, ciclistas, carroceiros, cavaleiros, cadeirantes, só que a índole humana sempre quer ter a famosa vantagem. Cada um tem que assumir a responsabilidade por seus atos. O poder público, quem decide fechar o acesso direto as avenidas e colocar passarelas. Passarelas largas, iluminadas, seguras. Isso sim é uma opção. Mas infelizmente se não cercar as avenidas vai ter muita gente ainda se arriscando, quer seja na faixa ou não… É difícil parar na faixa quando o veículo que vem ao lado não para também… é difícil respeitar a faixa quando vemos motoqueiros avançando em cima dos pedestres… é difícil respeitar a faixa quando pedestres ” se jogam” na faixa e ficam desfilando…É difícil respeitar o direito dos outros, mas temos que nos esforçar para exercermos nossa cidadania. Meus pêsames a família, e ao motorista, que infelizmente atropelou essa senhora, que Deus lhe conceda paz e tranquilidade e serenidade para superar tudo isso. Sei que a dor da perda é maior, mas a inquietude de ceifar uma vida é no mínimo torturante… Fiquem com Deus.
BOA TARDE A TODOS OS INTERNAUTAS DE PLANTÃO,,, EU TRABALHO NO CENTRO DE PETROLINA E JÁ PRESENCIEI ESSA SENHORA ATRAVESSANDO A AVENIDA MONSENHOR ANGELO SAMPAIO VÁVIAS VEZES, PORÉM ELA JÁ ESCAPOU MUITAS VEZES DE SER ATROPELADA, PORÉM EU DESVIEI ALGUMAS VEZES DELA, ,,, SOU TESTEMUNHA DESSE FATO… E NÃO SEI COMO UMA SENHORA DESSA IDADE ANDA EM UMA AVENIDA TÃO MOVIMENTADA SEM ACOMPANHAMENTO DE FAMILIARES… DEUS O ABENÇOE ESSAS DUAS FAMÍLIAS , AMÉM —>>Mil cairão ao teu lado,. e dez mil à tua direita, mas tú não serás atingido
‘FAMILIARES DA VITIMA’ do atropelamento do dia 27/04/2010 na avenida monsenhor angelo sampaio de nome Maria dolores gomes da silva, quando a mesma foi colhida pela um veiculo L-200 conduzido por Crisóstomo Luiz Tavares Gonçalves o mesmo que dirigia em auta velocidade e a vitima se em contrava na faixa de pedrestes quando foi atropelada pelo mesmo.
Familiares da vitima estão indiguinados com os abisurdos que estão colocando na internet mensagens mentirosas sobre a vitima que agora não pode se defender.
Crisóstomo Luiz Tavares Gonçalves hoje voçe estar comemorano o dia das mães ao lado da sua mãe e nós familiares não podemos fazer o mesmo porque voçe tirou esse direito de nós familiares de comemorar este dia tão importante pesso que quem pensar em mandar uma mensagem pense na dor que os familiares estão setindo…..
Infelizmente foi um acidente, que deixou trauma para ambas as familias, hoje crisostomo faz tratamento psicológico . Quanto a com comemoração do dia das mães não tivemos motivo algum para comemorarmos, nos colocamos no lugar de vcs. A vitima não estava na faixa de pedestre e o meu marido não saiu de casa com intenção de matar ninguem, o carro que estava ao lado dele um siena não deu visão a ele e nem sinal. Peço a Deus que abrande o coração de vcs e que vcs entenda que foi um acidente, assim como aconteceu com ele poderia ter sido com qualquer um. (Infelizmente ele estava no lugar errado e na hora errada. Precisamos viver em paz.
grata
juliana
BOA TARDE A TODOS, SOU MOTO TAXI, PONTO DE FRENTE AO GIGO, JÁ PRESENCIEI A SENHORA VÁRIAS VEZES ATRAVESANDO A AVENIDA MONSENHOR ANGELO SAMPAIO, QUE POR SINAL MUITOS CARROS JÁ FREARAM EM CIMA DELA, OUTRAS VEZES QUANDO ELA PASSAVA PELA AVENIDA FORA DA FAIXA UM CARRO PARAVA OUTRA PASSAVA DO LADO QUASE ATROPELANDO, POR MUITAS VEZES EU PERGUNTAVA AOS MEUS COLEGAS DE TRABVALHO DALI DO PONTO, ONDE SERÁ QUE ESSA SENHORA MORAM, PQ EU QUERIA AVISAR A FAMÍLIA DO QUE TAVA ACONTECENDO , DELA ATRAVESSAR ESSA AVENIDA SOZINHA, ÉLA NAO ATREVESSOU NA FAIXA ´´ NÃO´´ EATAV FORA E MUITO O ACIDENTE FOI EM FRENTE A CONDEC, OU SEJA NAO TEM FAIXA, E O MOTORISTA NAO ESTAVA COM VELOCIDADE NAO, NAO TINHA NEM COMO ELE DESENVOLVER ALTA VELOCIDADE DEPOIS DE PASSAR POR UMA LOMBADA DE 40 KM/h E OUTRA QUE EU PRESENCIEI O ACIDENTE, NÃO É DEFENDENDO O MOTORISTA NÃO, É SÓ DANDO RAZÃO A QUEM TEM RAZÃO. DEUS ABENÇOE AS DUAS FAMILIAS,,