Ibama aplica mais de R$ 5,3 milhões em multas e embarga 3,9 mil hectares na caatinga

por Carlos Britto // 30 de março de 2026 às 14:40

Foto: Ascom Ibama/divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou, neste mês, a Operação ‘Mandacaru’ – uma ação nacional para combater o desmatamento ilegal na caatinga. Até o momento, a fiscalização resultou na aplicação de R$ 5.369.300,00 em multas, distribuídas em 91 autos de infração, além do embargo de 3.900,163 hectares de áreas desmatadas irregularmente.

Segundo a assessoria do Ibama, a operação ocorre de forma simultânea nos Estados do semiárido brasileiro e conta com o apoio de órgãos estaduais de meio ambiente e dos Ministérios Públicos estaduais. As autuações foram direcionadas a responsáveis por supressão de vegetação nativa sem autorização legal.

Como medida para interromper os danos ambientais, o Ibama determinou o embargo das áreas atingidas, impedindo o uso econômico dessas regiões até a recuperação da vegetação. A ação busca garantir a regeneração dos ecossistemas e conter o avanço do desmatamento no bioma.

As infrações identificadas serão encaminhadas aos Ministérios Públicos estaduais para responsabilização penal dos envolvidos. As operações integradas terão continuidade ao longo do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários