O Hospital de Urgências e Traumas (HUT/Univasf), em Petrolina, realiza desde o dia 1º de junho cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. São realizadas cerca de 200 cirurgias por mês e boa parte deste número são de operações de hérnia e vesícula. “As cirurgias oferecidas contemplam uma boa parcela da população”, disse no programa Carlos Britto no Ar de segunda-feira (12), o médico e coordenador de cirurgias eletivas do HUT/Univasf, Hugo Alessi.
Para que os pacientes possam fazer as cirurgias precisam ser encaminhados por um clínico geral das unidades básicas de saúde, que encaminha o caso para a Secretaria Municipal de Saúde e em seguida os dados são repassados para o HUT. O coordenador informou que o hospital também é capacitado para fazer cirurgias de alta complexidade e realiza as cirurgias de emergência, mas as eletivas deste porte ainda não são realizadas.
Os pacientes que precisam realizar cirurgias de pequeno e médio porte no HUT/Univasf também podem entrar em contato com hospital pelo telefone (87) 2101-6500. Antes das cirurgias serem realizadas os pacientes precisam passar por exames e uma avaliação pré-cirúrgica.
De acordo com Hugo, os residentes da Univasf também acompanham as cirurgias realizadas. “Os residentes são médicos formados que fazem uma pós-graduação, que é o padrão ouro da especialização médica, e todos recebem assistência dos médicos do hospital”, informou.


