Enfermeiros pediatras do Hospital Dom Malan (HDM) /Gestão Imip Hospitalar participaram no último final de semana de um treinamento pioneiro na região. Os profissionais foram capacitados a aplicar cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em bebês que precisam da utilização de cateteres para a aplicação de antibióticos, hidratação ou alimentação.
O procedimento antes era feito por meio de cateteres colocados em veias mais profundas – geralmente utilizadas as da região do pescoço da criança e feitos apenas por médicos. Com a aplicação do PICC, são utilizadas veias dos braços para a aplicação do cateter. Podendo ser realizado pela equipe de enfermagem.
Durante o curso os enfermeiros tiveram aulas teóricas e práticas. Com essa capacitação, o HDM passa a ser o único hospital da região de Petrolina a realizar a aplicação desse tipo de cateter. “Esse é um momento muito importante e estamos com a equipe motivada para isso e inclusive já foram realizados dois procedimentos por PICC, feitos por nossos enfermeiros”, concluiu a Priscylla Macêdo, coordenadora de enfermagem do HDM. (da Ascom)


