Horta Comunitária de Petrolina dá lugar a construção da UPAE

por Carlos Britto // 08 de dezembro de 2011 às 16:31

Em virtude da construção da UPAE na Avenida Honorato Viana, em Petrolina, uma velha conhecida dos petrolinenses teve de sair de cena hoje (08): a Horta Comunitária. Quem passou pelo local se assustou ao ver máquinas e tratores devastando o verde das várias espécies plantadas há décadas ali.

Maria Olívia dos Santos é cuidadora da horta há 30 anos e não segurou as lágrimas ao ver a devastação. “Eu choro de saudade, essa noite eu não dormi de pensar que ia chegar aqui e encontrar só terra. Criei meus filhos aqui, e passar meses sem vim pra cá me dói, mas eu aceito e acredito que tudo vai dar certo”, desabafou.

Em contrapartida o governo do estado vai arcar com as despesas para transferência da horta, que deve ser levada para poucos metros de distância do local original. Durante o período necessário para iniciar a produção, as famílias que vivem da horta serão indenizadas.

Apesar disso Manoel Ferreira, que também é cuidador antigo da horta, se emocionou ao tentar explicar que gostaria que a horta fosse primeiro transferida, antes de ser desmatada. “Eu só queria que eles viessem aqui com essas máquinas destruindo tudo depois que a nova horta estivesse plantada. A gente ia ter onde trabalhar. Agora deixou pra depois, como a gente fica? São 30 anos, a cidade toda vem procurar plantas medicinais aqui, e agora não vai ter, e sabe Deus quando a nova estará pronta”, disse.

Horta Comunitária de Petrolina dá lugar a construção da UPAE

  1. ellynelsa disse:

    Além de ter acabado com a horta comunitária, foi a falta de engenharia de nao ter aproveitado as árvores para proteção e sombra. Até quando as autoridades irão permitir essa agressão à natureza? O calor de nossa cidade a cada dia fica pior e ainda derrubam árvores. Uma coisa tao básica que qualquer aluno do primeiro semestre de engenharia seria capaz de desenvolver um projeto sem agredir e destruir a natureza. Depois o local ficará com filas de atendimento enormes e nao tem onde o povo ficar, porque as arvores que fazia sombra foram postas abaixo. Onde está o IBAMA e a Secretaria que devia ver isso? Não sabemos, mas se uma pessoa derrubar uma arvore em sua rua é punido. Porque em òrgãos publicos as leis funcionam, melhor não funcionam e são diferentes?

    A natureza agradece um pouco de carinho!!!!!! Tenho medo do futuros das crianças de só conhecerem árvores em livro.

  2. Kakau disse:

    Espero que rapidamente provindencie a horta,nós não podemos ficar sem ela,é histórico em Petrolina.

  3. UmZé disse:

    O Blog não se revoltou coma remoção da horta?

  4. jessica disse:

    Asurdo!
    Se estava nos planos esse projeto por que não mudaram logo a horta de lugar?
    são uns devastadores….
    muito triste, do jeito q vai sinceramente as crianças só conhecerão a natureza em livros.

  5. Watergate disse:

    Remove uma horta, mas nao deixam remover aquelas algarobas horriveis da orla!
    Ô mundão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ao observar essa emblemática fotografia, com personalidades que fazem a história de Petrolina, me vem a lembrança do nosso Carlinhos…