A Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro (BA) realizou na última quinta-feira (2) duas prisões em flagrante por violência doméstica e familiar. Na primeira das ocorrências, a Central 153 recebeu um chamado informando que um homem estaria ameaçando a própria mãe, no Bairro Quidé. A equipe foi ao local, realizou a prisão e encaminhou o suspeito para a Delegacia Especializada em atendimento à Mulher (DEAM).
Já no Santo Antônio, a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) realizava patrulhamento de rotina pelo bairro quando uma mulher, com sinais de violência física, parou a viatura solicitando ajuda. A equipe efetuou a prisão do companheiro dela e o encaminhou à DEAM. A vítima foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), fez o exame de corpo de delito e, logo após, foi deixada em segurança na sua residência.
Para evitar esse tipo de crime, a Prefeitura de Juazeiro lançou em março deste ano o programa “Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher” –iniciativa da Secretaria da Mulher e Juventude, em parceria com outros órgãos, para combater a violência de gênero em suas diversas formas, assim como oferecer suporte especializado e acesso aos serviços para vítimas de violência. A GCM, através da Patrulha Maria da Penha, é um braço do programa atuando diretamente no atendimento e acompanhando os casos de violência doméstica e familiar no município.


