Hoje é Dia Mundial da Fotografia

por Carlos Britto // 19 de agosto de 2009 às 17:12

Hoje, dia 19 de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Nada melhor do que o Blog marcar essa data com um texto de Francisco Lopes Filho. Amante da arte de fotografar, Lopes tem um acervo precioso de momentos e monumentos que fazem a história da nossa região, a exemplo da Ilha do Fogo. Confiram seu texto:        

Em um mundo como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja obtida de câmeras analógicas, digitais, e de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo globalizado.
 Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.

Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1826. Nesse invento ele aliou o princípio da câmara obscura, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.

 Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto de 1839.

De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por apresentar o mundo à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens como o cinema, a televisão e o computador, a fotografia continua sendo a única “capaz de captar a alma humana”. Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos “fotografar é captar o momento decisivo”.

ilha-do-fogo

(Foto: Ilha do Fogo – Francisco Lopes Filho)

Hoje é Dia Mundial da Fotografia

  1. Zazá- zuza nosta disse:

    Que pena que nossa cidade tem poucas áreas de grande beleza para captar uma bela foto!
    Como é o caso das praças na zona urbana.
    A praça do Auxiliadora está bem conservada e observo que um carro pipa molha este localsempre!
    porem, em outras prças,as plantas estão morrendo, ai, perdemos a oportunidade de tirar belas foto!
    Carlos Brito, só por curiosidade! de quem é a pasta responsável pelas praças?
    Gostaria que alguem desse essa informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…