A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) emitiu um alerta devido ao nível crítico dos estoques de sangue em todo o estado. Segundo a instituição, a queda nas doações é comum no mês de janeiro, período marcado por férias, feriados prolongados e viagens, o que impacta diretamente a capacidade de reposição dos bancos de sangue.
A situação preocupa porque, ao mesmo tempo em que as doações diminuem, a demanda tende a aumentar, especialmente por causa do maior fluxo nas estradas e do crescimento no número de acidentes, além das necessidades regulares de hospitais, cirurgias, pacientes em tratamento e atendimentos de urgência. Atualmente, todos os tipos sanguíneos estão com estoque inferior a 24 horas de atendimento, o que acende um sinal de alerta em todo o território baiano.
“Historicamente, o início de janeiro é um dos períodos mais desafiadores para a manutenção dos estoques de sangue, em razão da redução no número de doadores. Mas esse também é um momento de refletir sobre solidariedade, cuidado e amor ao próximo. Cada bolsa doada representa esperança para pacientes que lutam pela vida. Por isso, reforçamos o chamado para que doadores regulares e pessoas aptas a doar procurem as nossas unidades de coleta na capital e no interior”. destaca o diretor-geral da Hemoba, Luiz Catto.
Onde doar em Juazeiro?
UCT Hemoba – Rua Alto Cheiroso, s/nº, Bairro Santo Antônio; telefone (74) 3611-7532; e-mail uct.juazeiro@hemoba.ba.gov.br.
Funcionamento – Segunda a quinta-feira das 8h às 11h30, e das 14h às 16h30 (agendamento pela tarde); sexta-feira das 8h às 11h30 e a partir das 14h, mediante agendamento prévio.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de não fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento. É necessário ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, válido em todo o território nacional. Para informações sobre os horários de atendimento das 20 unidades de coleta no interior do estado, é só acessar o link-Hemoba/Bahia.


