O Hospital Dom Malan (HDM)/Ismep preparou neste ano uma programação especial para a Semana Mundial da Amamentação. Com o tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, o evento reconhece a prática como fundamental para a saúde infantil e materna e busca estimular esforços para criar ambientes favoráveis, envolvendo famílias, comunidades, profissionais de saúde e governos. Essa é uma forma de ressaltar a interconexão entre a amamentação e a sustentabilidade, abordando a importância do aleitamento materno para a saúde do planeta e para a saúde das futuras gerações.
Nessa semana, o HDM celebra 30 anos do Banco de Leite Humano (Biama), o único em todo o Vale do São Francisco. O leite humano doado é pasteurizado e alimenta os bebês prematuros na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru.
O estoque do Biama é de 6 litros de leite. A demanda da maternidade é de pelo menos 10 litros por semana. As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002. Também é possível ir até o local com o cartão de gestante, que funciona no HDM, das 7h às 18h.
Programação
Na terça-feira (5), abertura da semana, o evento é voltado para gerentes e coordenadores da assistência à saúde da população do HDM. Quarta (6) e quinta (7) serão realizadas atividades lúdicas nos diversos setores da unidade, com os dez passos da amamentação. Para finalizar a Semana Mundial da Amamentação, acontecerá na sexta-feira (8) o tradicional “Forró do Peito”, com a presença de Dona Mamada e forró de Adãozinho de Rajada e Katin, com a quadrilha da amamentação.


