Termina nesta sexta-feira (15), no Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, o primeiro ciclo de formação de enfermeiras em planejamento reprodutivo, com foco na inserção, revisão e retirada de DIU (Dispositivo Intrauterino) – método contraceptivo reversível de longa duração e altamente eficaz na prevenção da gravidez. O curso, promovido pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco, está formando dez enfermeiras obstetras da unidade, que irão iniciar o atendimento prático no mês de setembro.
O DIU é uma pequena peça de plástico em forma de T, que pode ser hormonal (SIU com levonorgestrel) ou de cobre/prata, inserida no útero pelo médico ou profissional habilitado. Segundo o diretor médico do Hospital Dom Malan Ismep, Danilo Kauêr Brito, o curso é fundamental para ampliar o acesso das pacientes ao método:
“Nossas enfermeiras ficarão habilitadas à colocação de DIU de cobre, oferecendo um aumento importante na oferta desse método contraceptivo de longa duração. É um marco no planejamento familiar das pacientes da região. Além disso, elas poderão capacitar novos profissionais em planejamento reprodutivo”, completou.
O atendimento para inserção do DIU será realizado no ambulatório do HDM a partir de setembro. Nesta primeira fase, 200 mulheres cadastradas no setor de ginecologia e obstetrícia da unidade receberão o dispositivo, garantindo maior acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes.


