Guarda Municipal de Petrolina chega aos 18 anos de existência

por Carlos Britto // 24 de abril de 2012 às 20:33

Criada com a finalidade de manter a ordem nos parques, praças e jardins públicos, fazer a vigilância dos prédios públicos municipais, fiscalizar serviços em parques, jardins e outros logradouros e equipamentos públicos municipais e desempenhar funções ligadas ao patrimônio público e ao bem-estar social, a Guarda Municipal de Petrolina completa a maioridade nesta sexta-feira (27).

Criada no dia 27 de abril de 1994, a Corporação vai comemorar 18 anos de existência com um legado de conquistas registrado durante esse tempo. Além de capacitações e cursos, a corporação conquistou um amplo espaço, ao mesmo tempo em que adquiriu o direito do porte de arma e sede própria.

A Guarda tem auxiliado, cada vez mais, as autoridades civis e militares no trabalho da polícia de trânsito e ordem pública, junto à comunidade, na prestação de primeiros socorros e na orientação turística aos visitantes.

Para o comandante da corporação, José Juraci do Nascimento Silva, o momento é ímpar para os 118 profissionais que lembram o caminho percorrido até atingir a data representativa de 18 anos. “Foram, de fato, muitas conquistas como o porte de arma e a sede própria, que será entregue neste ano. Esperamos crescer ainda muito mais para continuar prestando um bom serviço à comunidade de Petrolina. As ações integradas com as forças armadas são cada dia mais constantes, resultado do trabalho feito para qualificar a corporação e manter o foco de crescimento, estando a população certa de que poder contar com a Guarda Municipal”, explicou.

Com diversos segmentos de atuação, no último ano a Guarda Municipal também ganhou mais uma função operacional, o Comando de Operações Integradas (COI).

Responsabilidade

O setor, que é composto por 50 guardas, foi implantado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (responsável pela Guarda Municipal, Grupamento de Vigilância e Defesa Civil). Entre as funções do grupamento, composto pelos GMs da linha de frente, está a segurança redobrada do patrimônio público e serviços similiares. O COI também será responsável pelo sistema de videomonitoramento e monitoramento eletrônico, que está em fase de implantação no município. As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura.

Guarda Municipal de Petrolina chega aos 18 anos de existência

  1. Sheldom Cooper disse:

    Parabéns a esses homens e mulheres dispostos a trabalhar pelo bem comum, o bem da sociedade petrolinense.
    Esperamos que melhore ainda mais.

  2. Gilmar mendes disse:

    Isto é uma piada??
    18 anos de guarda municipal e a prefeitura faz um concurso de 15 vagas?? num dá nem uma média de 1 guarda por ano p\guarda municipal!!

    Isto é um descaso com as instituições desta cidade!!
    Petrolina precisa de mais guardas municipais!
    Existem mais de 100 cargos vagos!!!

  3. luis disse:

    Parabens a guarda municipal, vcs realmente merecem, por guerreiros que sao,espero que continuem conquistando mais.

  4. GCM Juazeiro Ba disse:

    Parabens irmaos de farda, que Deus ilumine cada vez mais essa honrosa coorporaçao, estamos felizes com esse momento.
    Sao os votos de todos os que compoem a GCM de Juazeiro Ba.

  5. Geraldão disse:

    Essa prefeitura realmente vacilou nisso… Não vemos guardas nas feiras livres, nem em muitos lugares públicos do município, por causa de falta de efetivo, e com esses 20 que vão entrar aí num vai dar nem pra o buraco do dente!!

    O ideal é chamar mais gente, com novo curso de formação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários