O cadastramento para o programa “Chapéu de Palha”, que este ano beneficiará também os pescadores artesanais de 57 municípios pernambucanos, será realizado no sertão entre os dias 18 e 21 de junho. Os selecionados no Chapéu de Palha da Pesca receberão uma bolsa de até R$ 242 (complementar ao Bolsa Família) e como contrapartida participarão de cursos de capacitação ou de qualificação profissional oferecidos, além de fomento à cidadania, por cinco secretarias estaduais: Educação; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária; e Mulher.
O pagamento da bolsa será realizado da seguinte maneira: em julho serão pagas as parcelas referentes aos meses de maio e junho, e em agosto os beneficiários do programa receberão os valores correspondentes aos meses de julho e agosto.
Para se cadastrar é preciso apresentar originais e cópias das seguintes documentações: identidade, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, Registro Geral da Pesca emitido pelo Ministério da Pesca e Cartão do Cidadão ou do Bolsa Família (número do NIS ou do PIS).
Confira os 57 municípios que fazem parte do Chapéu de Palha da Pesca:
Sertão do Moxotó – Custódia e Ibimirim;
Sertão do Pajeú – Afogados da Ingazeira, Iguaraci e Serra Talhada;
Sertão Central – Parnamirim e Serrita;
Sertão do Araripe – Araripina, Bodocó e Ouricuri;
Sertão do São Francisco – Afrânio, Cabrobó, Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista;
Sertão de Itaparica – Belém de São Francisco, Floresta, Itacuruba, Jatobá e Petrolândia.


