Foi homologada na tarde de ontem (1º) a transferência de 6,2 milhões de metros quadrados de imóveis da União em áreas rurais e urbanas a 13 municípios de 11 estados. Administrados pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), as áreas ora cedidas ou doadas vão beneficiar mais de 5 mil famílias, a maioria na Amazônia. Em Macapá, por exemplo, a União cedeu duas áreas no total de 2,318 milhões de metros quadrados para regularizar a situação fundiária de 4.265 famílias.
As doações da União incluem três terrenos que beneficiam diretamente o Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Petrolina (PE), São Paulo e Vila Velha (ES), além de imóveis em Aracaju, Florianópolis, Caxias do Sul (RS) e Moreira Sales (PR). Além dessas, no estado de Roraima foram transferidas quatro áreas urbanas: duas em Boa Vista e duas em Caracaraí. Três foram destinadas à regularização fundiária de famílias que ocupam os imóveis há bastante tempo, e uma na capital, ao assentamento de famílias de baixa renda que foram abrigadas a deixar a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
A União também cedeu uma ilha no Rio Parnaíba à prefeitura do município piauiense Buriti dos Lopes, uma área desapropriada de antiga usina de açúcar no município de Ipojuca (PE) e um conjunto de moradias em Natal. Todas serão usadas na regularização fundiária de comunidades de agricultores e de pescadores.



Se alguem souber me responder: a quem pertence aquela área entre o corpo de bombeiros e o viaduto? sempre soube que pertencia à RFFSA. Espero que a Prefeitura tente adquirir aquela área para construção de algo importante, pois quem sai de carro ou mesmo a pé do bairro Gercino Coelho para o Centro, há uma dificuldade enorme. Sugiro que se faça uma avenida duplicada saindo de frente ao bombeiros, até a Avenida das Nações, que evitaria por exemplo que fosse do centro para o Gercino Coelho não tivessem que subir o viaduto, e melhoraria imensamente o trânsito.