Governo do Estado confirma Salgueiro como um dos pólos do Carnaval 2010

por Carlos Britto // 08 de janeiro de 2010 às 09:56

prefeito Marcones 1Mais uma vez Salgueiro, no Sertão Central, será um dos principais pólos do interior no carnaval de Pernambuco, repetindo o lema de fazer o Melhor Carnaval do Sertão. O prefeito Marcones Libório de Sá anunciou ontem (07) em entrevista coletiva no seu gabinete, a confirmação de que o Governo do Estado vai homenagear dois grandes patrimônios vivos do carnaval pernambucano: Mestre Jaime e sua Bicharada e o passista e professor de frevo Nascimento do Passo (In Memoriam), falecido ano passado. 

Para o prefeito, Salgueiro deve aproveitar esse momento para reverenciar o carnavalesco pela sua história que começou no final dos anos 40. “Temos que reconhecer a importância de Mestre Jaime  pela sua resistência no que diz respeito à idade e a força que ele tem em levar uma troça para rua ao longo de 60 anos, com a mesma alegria do começo”, comentou Marcones.  

Este ano, Pernambuco terá 16 pólos com diversas atrações artísticas e culturais de reconhecimento nacional e local. Desses pólos, três ficarão em Salgueiro, distribuídos nos bairros da Bomba, Prado e Rua Otávio Leitinho. As comunidades de Umãs e Conceição das Crioulas também terão focos de animação.

O processo de seleção das atrações que vão se apresentar nos pólos está correndo através de edital de convocatória aberto pelo Governo. Segundo a Fundarpe,  foram inscritos 365 grupos de cultura popular e 365 cantores e bandas que devem se apresentar nos 16 pólos de todo Estado. O resultado da seleção sairá dia 17 com a grade de programação.

Representando a Prefeitura de Salgueiro, participaram da reunião organizada pela Fundarpe no Recife, o vice-prefeito Luiz Carlos de Souza (Dr. Cacau) e  a secretária de Cultura, Eliane Alves. Até o dia 20  deste mês, o prefeito anunciará a programação artística do carnaval.

Com informações e foto da Ascom/PMS

Governo do Estado confirma Salgueiro como um dos pólos do Carnaval 2010

  1. Girafa disse:

    Enquanto isso tudo conspira para a baianização do carnaval de petrolina.

    O que foi reconstruido e que poderia se tornar uma referencia de canaval do interior, vem recebendo uma pá de cal por parte dos gestores municiapais.

    Pelo que soube, a idéia é implodir o que existia e tudo em caco de telha…

    Parabéns a PREFEITURA DE SALGUEIRO e aos gestores que acreditam na valorização da cultura pernambucana.

  2. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Vivemos numa democracia. Prefiro mil vezes pagodão, mesmo não sendo fã, do que o natimorto FREVO.

    Ninguém aguenta todo ano ouvi as mesmas músicas que são tocada acerda de 100 anos, não muda uma vírgula.

    Se o Governo do Estado quer empregar a “crasse” artística de Recife e nos empurrar goela a dentro esses enlatado, DISPENSAMOS, prefirimos ficarmos sem apoio do Estado para o carnaval deste ano.

    Prefiro abrir a tampa do meu carro e botar uma boa música, juntar a galera do que ir a um carnaval patrocinado pelo Governo impositor de cultura. Frevo é cultura recifense.

    Quero aproveitar e parabenizar ACM e Carlos Britto pelo sucesso do blog. Petrolina, Juazeiro e Região tavam órfão de um blog que falasse de política, falasse do São Francisco. Parabéns!

  3. PETROLINENSE disse:

    Sabia que “Petrolina minha Terra Meu lugar era ignorante, mas não tanto….falar do frevo foi demais…..

  4. KOJACK KARADIPO disse:

    Parabéns ao prefeito de Salgueiro. Concordo plenamente com o segundo comentário (Petrolina minha Terrra meu lugar) esse pessoal da EMPETUR/FUNDARPE querem empurrar todo tipo de artistada pra Petrolina, vão com seus maracatus e outras porras qualquer lá pra zona da mata , nossa tradição aqui é outra.
    Queremos para Petrolina é IVETE SANGALO, que o Dr. Domingos Savio prometeu na sua campanha e até agora nada.

  5. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    A realidade dói. Outra coisa, mais ignorante é quem não tem argumento, quem não consegue ver as entrelinhas, quem é “maria vai com as outras”, quem não tem gosto pela democracia e todos aqueles que tem uma visão deturpada do mundo.

    É de se lamentar!

  6. Antonio Cláudio de Souza disse:

    Quem fala que frevo não é cultura e porque não sabe o que é cultura.

    “Petrolina minha Terra Meu lugar”, você parece que mal terminou o EJA (antigo mobral) e já veio comentar no Blog do Carlos Britto. olha, preste bem atenção no que vou dizer: Cultura não é o que passa no faustão. Cultura não é o que passa na globo, ou no programa do gugu.

    Você deve ser novo em Petrolina, e em Pernambuco e não deve ter a menor noção de onde se originou a música hoje cantada pela miss sangalo. procure ler um pouco mais, descubra o que foi o frevo elétrico e como ele influenciou a música baiana atual.

    Cultura também é respeitar a baianidade da música de ivete Sangalo, respeitando e entendendo que todos os estados devem valorizar a sua regionalidade.

    O Frevo é a expressão do povo do estado que você mora, PERNAMBUCO.

    Outra coisa, quando ivete pisar os pés aqui, pode ter certeza que nós estaremos pagando dobrado. Pois o interesse financeiro dessa turma que tá no poder é maior que a sensibilidade cultura é artística.

    E parece que pela sua defesa acho que você deva também está ganhando algum.

    Antonio Cláudio de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…