Gonzaga Patriota, o defensor das emancipações

por Carlos Britto // 09 de agosto de 2011 às 07:52

Se depender do líder da bancada nordestina na Câmara de Deputados, Gonzaga Patriota (PSB-PE), comunidades como as de Rajada, Izacolândia, Nascente, Pontas de Pedra, Ipojuca e Cruzeiro do Nordeste vão conseguir sua sonhada emancipação política.

Segundo o parlamentar, o que emperra a questão é o fato de há 16 anos não haver emancipações no País porque o Congresso Nacional alterou a Lei de Emancipação dos Municípios, passando o assunto para a alçada do governo federal.

Não é somente da boca pra fora que Gonzaga defende a independência dessas comunidades. Nos anos 80 ele foi o autor, como deputado estadual, de projetos que ajudaram a emancipar – entre outros – Lagoa Grande, Dormentes, Santa Cruz, Carnaubeira da Penha, Jatobá e Santa Cruz da Baixa Verde.

E o deputado demonstra orgulho pela sua iniciativa. Lagoa Grande, por exemplo, se tornou polo da uva e do vinho, Dormentes alcançou o posto de primeiro em Pernambuco com maior rebanho caprino e ovino do estado e Jatobá distribui energia para grande parte do Nordeste. (foto/divulgação assessoria)

Gonzaga Patriota, o defensor das emancipações

  1. Osvaldo disse:

    Não precisava de nenhuma emancipação para conseguir tudo isso !
    Só causa mais despesa multiplicando prefeituras, câmaras de vereadores, e lugares de politicos que distribuem o que não é deles.

  2. DEOMIRO SANTOS disse:

    A criação de novos municípios significa a melhoria das condições de vida das populações emancipadas – perguntem ao povo de Dormentes se eles sentem saudades de pertencer a Petrolina? Repita a mesma pegunta ao povo de Lagoa Grande e Santa Cruz da Venerada.

    Despesas com políticos é necessárias e sempre vão existir e não vai ser a pequenez dessas opiniões que vão deixar de existir os novos municípios tão necessários para trazer melhores condições de vida para o povo abandonado da prestação de serviços públicos.

    O município de Petrolina não consegue nem atender a população da zona urbana, imagine se as populações de zonas rurais que estão a mercê da sua própria sorte. Quando faz uma coisa parece que o povo tem ficar agradecido o resto da vida.

    Parabéns Deputado Gonzaga!!!

  3. diego araujo disse:

    Nao é necessario emancipar e sim que o municipio responsavel invista no local…com a emancipação destas comunidade so que perde é petrolina que sua população vai diminuir e conseguentemente vem menos dinheirodos gorvernos estadual e federal para a cidade….

  4. Servidor municipal disse:

    Na minha concepção essas emancipações só sevem para beneficiarem as pessoas com um poder aquisitivo melhor com cargos eletivos e cargos publicos enriquecendo-se cada vez mais e o povão a ver navios como é o caso de Santa Cruz

  5. Maria disse:

    Claro que prescisa, o Brasil é rico e o dinnheiro da nação tem que ser distribuido. So existe progresso quando existe distribuição de renda, basta o povo saber escolher seus representantes. O POVO DE RAJADA TEM QUE LUTAR PELA EMANCIPAÇÃO. Dormentes se não fosse cidade não estaria tendo desenvolvimento não. Ou o senhor Osvaldo quer que o povo de Rajada continue dependendo de petrolina pro resto da vida?

  6. edinho disse:

    Emancipação é distribuição de renda. O que acontece é que as receitas do Estado vão para os municípios e os distritos, que muitas vezes geram as riquezas desse município, não recebem os recursos que merecem por uma questão de justiça. Um grande exemplo é a cidade de Lagoa Grande, que caminha com as próprias pernas e pode investir muito para que o município se desenvolva.

  7. edinho disse:

    Emancipação é distribuição de renda. O que acontece é que as receitas do Estado vão para os municípios. Já os distritos, que muitas vezes geram as riquezas desse município, não recebem os recursos que merecem por uma questão de justiça. Um grande exemplo é a cidade de Lagoa Grande, que caminha com as próprias pernas e pode investir muito para que o município se desenvolva.

  8. Jorge Costa disse:

    Prezado Carlos Brito,
    apenas para esclarecimento, devo informar que fiz parte da comissão pro emancipação do município de Jatobá, ondei lutei e participei ativamente em todo o processo, inclusive sair como candidato a vereador pós emancipação, e não foi do meu conhecimento, nenhuma autoria do deputado Gonzaga Patriota o projeto emancipativo e sim, do deputado estadual Dinis Cavalcanti.
    Digo isto por ter participado de várias reuniões com o deputado Dinis Cavalcanti e nunca foi mencionado sequer, o nome do deputado estadual Gonzaga. Quem foi apoiado por todos na época, foi o Sr. Dinis Cavalcanti.
    Saudações.

  9. Dreda disse:

    Pouquíssimas das cidades citadas produzem alguma coisa, e mesmo as que produzem ainda sobrevivem de repasses do governo. Essas emancipações só servem aos interesses da própria classe política e alguma elite local, que se beneficia com mais cargos políticos, comissionados e concursados. Prejuízo para todo o resto do País, não é a toa que o Governo Federal não permite novas emancipações há 16 anos.

  10. Maria (respondendo a DEOMIRO SANTOS) disse:

    O POVO DE DORMENTES NÃO SENTE SAUDADES E TORCE PELA EMANCIPAÇÃO DE RAJADA SIM.
    TALVEZ ESTES QUE NÃO QUEREM A EMANCIPAÇÃO DE RAJADA SEJAM OS MESMOS POLITICOS QUE NÃO QUERIAM A DE DORMENTES. E SE EISTE ALGUÉM DE LA QUE NÃO QUEIRA DEVE TER UMA MENTE MUITO ATRASADA E NÃO GOSTA DE PROGRESSO.

  11. Chiquinho de Dodoura disse:

    É lamentável como têm alguns que pensam pequeno e ainda são egoístas. Achando que perder um distrito,como exemplo ,emancipando Rajada,Petrolina perderá recursos.Só quem ganhará Rajada e seu povo. Petrolina já e muito grande e têm muitos problemas pra resolver. Geralmente os Distritos são esquecidos. Dormentes hoje é um grande exemplo do que tanto já conquistou depois que passou a cidade. Imagine se hoje estivéssemos submetidos tudo de Petrolina! SR. DREDA,os governos tem que repassarem recursos mesmo,afinal os direitos são iguais. Então vc quer dizer que quando distrito,o governo não repassa? As vezes repassa,mas geralmente não chega lá.

  12. JOANA disse:

    BARRA DE SÃO PEDRO TAMBÉM PRECISA SE EMANCIPAR E ELEGER BONS GOVERNANTES PARA CRESCER, SE DESENVOLVER E PARAR DE SER DEPENDENTE DE OURICURI. CLARO QUE A POPULAÇÃO TAMBÉM PRECISA SE ACORDAR, SE PREPARAR PARA O DESENVOLVIMENTO QUE VEM POR AÍ. E COMO SERIA ESSA PREPARAÇÃO? METER A CARA NOS ESTUDOS E BUSCAR CONHECIMENTO, SE CAPACITANDO PARA O MERCADO DE TRABALHO, E PARAR DE PENSAR PEQUENO, QUE TUDO É FÁCIL, BASTA ARRUMAR UM EMPREGO QUALQUER E GANHAR UM DINHEIRINHO E CAIR NA FARRA,E, AINDA PENSAR QUE DESSA FORMA DAR CERTO PORQUE MEUS PAIS ME CRIARAM ASSIM E NÃO ESTUDARAM, OU, TEM TANTAS PESSOAS QUE ESTUDARAM E NÃO TEM UM BOM TRABALHO. ENTÃO, SE QUEM FOI ATRAS DE ALGO MELHOR ESTÁ ASSIM IMAGINE QUEM CRUZA OS BRAÇOS E DEIXA AVIDA E AS OPORTUNIDADES PASSAREM PARA DEPOIS FICAREM SE RECLAMANDO DO SERVIÇO PESADO, PÉSSIMA CONDIÇÃO FINANCEIRA QUE TEM. VAMOS LUTAR GENTE,ANIMO! INCLUSIVE PARA FINALIZAR ESSE COMENTÁRIO FIQUEI UM POUCO TRISTE PORQUE O DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA NUM COMENTÁRIO ANTERIOR MENCIONOU QUE ESTÁ AJUDANDO ALGUMAS COMUNIDADES E NÃO VI ENTRE ELAS BARRA DE SÃO PEDRO OURICURI PE, QUE POR SINAL A ALGUM TEMPO ATRAS JÁ FOI CIDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários