Gonzaga Patriota apela aos prefeitos para que reduzam gastos com o São João, em razão de uma das maiores secas da história

por Carlos Britto // 10 de maio de 2012 às 07:20

Depois de usar a tribuna da Câmara de Deputados para criticar gastos com festas juninas em Petrolina no período de seca, o deputado Gonzaga Patriota (PSB) voltou a falar sobre o assunto e divulgou em seu blog um forte apelo aos gestores municipais para que reduzam, prudentemente, os gastos que pretendem empreender com os festejos juninos na região.

Confira:

“No interior pernambucano, a situação é de penúria total. Trata-se da pior seca do sertão nos últimos 30 anos. O governador Eduardo Campos já decretou Estado de Emergência em toda região sertaneja. Cerca de meio milhão de pessoas estão sendo afetadas diretamente pela estiagem. O quadro é de desolação total.

Em virtude disso, muitos prefeitos e secretários de municípios, que costumam realizar grandes eventos no período junino, optaram por cancelar ou reduzir os gastos com os festejos, atitude comemorada por Gonzaga, mas ainda faltam muitos outros absorverem esta ideia e tomar tal providência. Essa ação, de acordo com o parlamentar, mostra uma atitude de bom senso e solidariedade ao sofrimento do homem do campo, que se vê diante da estiagem mais cruel das últimas décadas.

Na Paraíba, dois municípios já cancelaram os festejos. Em Maturéia e Ouro Velho, os recursos que seriam investidos no São João estão sendo transferidos para ações de combate à seca que atinge o Estado e a Região Nordeste. Na Bahia, o Tribunal de Contas dos Municípios enviou uma recomendação a todas as cidades que estão em Estado de Emergência para que não realizem os festejos de São João com gastos excessivos. Caso isso ocorra, o TCM vai acionar o Ministério Público da Bahia (MP) para tomar as medidas cabíveis. O órgão poderá multar o prefeito ou mandar que devolva o dinheiro.

Gonzaga finalizou seu apelo, reiterando a importância histórica e cultural de se comemorar o São João, todavia, destacou a incoerência em se promover grandes festas, pelo menos neste ano de 2012, com imensa carga de derramamento de recursos públicos, diante da atual situação enfrentada pela população mais sofrida, principalmente na zona rural”.

Gonzaga Patriota apela aos prefeitos para que reduzam gastos com o São João, em razão de uma das maiores secas da história

  1. geronimo disse:

    E o deputado tem feito alguma coisa a esse respeito? As emendas destinada à área de esportes e etc porque não forma destinadas à construção de canais, poços e etc? Muito fácil agora fingie que se importa. Quando agente quer dar lição, primeiro damos o exemplo. Dê primeiro o exemplo, depois cobre boas ações dos outros.

  2. Lúcido e esperançoso disse:

    Melhor seria que os parlamentares estudassem dispositivos legais para:
    1- recursos financeiros destinados a casos tipo catástrofe como seca ou por chuvas excessivas, geadas e etc., fossem distribuídos através de instituições isentas, ou comitês, reduzindo-se a probabilidade de uso eleitoreiro. Ao destinarem uma parte pelas prefeituras e outra pelo Estado estão querendo realmente facilitar o uso político eleitoreiro. Essa de utilizar o Exército para atender parece uma forma de disfarce. Por que não colocar tudo por intermédio do exército nas regiões onde ele existe? Tai o povo reclamando que uns recebem água em excesso e outros passam cede.

    2 – As grandes empresas contratam auditorias externas para periodicamente auditarem suas unidades. Por que então não criarem tribunais, com todos os técnicos concursados, totalmente isentos de indicações políticas, para fiscalizarem, periodicamente, as prefeituras e câmaras de vereadores. Não tem que fiscalizar somente no final de cada exercício, mas em momentos incertos, durante todos os anos. Os auditores teriam que ir às prefeituras e Câmaras de vereadores. O legislativo não entende de contas e, com raríssimas e honrosas exceções, querem sempre usar suas prerrogativas para condenar o executivo, porque não é correligionário ou porque não lhe facilita “algo”. Esta questão de uso do dinheiro público está uma farra vergonhosa em todo o Brasil e que tem atingido até o judiciário. É uma grande indignação para os dignos e que, felizmente, ainda somos maioria.
    3 – Verbas Federais ou não, destinadas para eventos “culturais” deveriam ser remanejadas, rapidamente, para atender casos de calamidades. Não é justo que se continue enganando o povo com festas, ignorando a calamidade trazida pela seca, pela geada e ou pelas cheias.
    4 – Estes eventos culturais terminam sendo grandes negócios para enricar, em pouco tempo, produtores, artistas, empresários e outros “intermediários” com recursos públicos. Grande parte do dinheiro sai com esta gente e ficam as conseqüências piores para a comunidade e para as famílias. Também não é justo isto. Que se façam festas com dinheiro da iniciativa privada. Termina gastando o dinheiro público com festas nada educativas para a população jovem, onde geralmente se difundem costumes e hábitos deletérios, tais como uso de drogas,” lícitas e ilícitas”, e a banalização da sexualidade. Terminam ensejando a criminalidade. Se estas festas fossem melhor planejadas, dentro de um conteúdo realmente cultural, ter-se-ia a diversão sem comprometer a educação e os bons costumes. O incentivo ao turismo não se deixaria de ter, mas tudo dentro de um disciplinamento mais civilizatório.

  3. Roberta disse:

    Que lindo. Gonzaga agora é um homem preocupado com a vida do povo? Quase chorei de tanta emoção. Será que ele está sem nada para resolver dentro de suas obrigações?

    1. me-e-ti disse:

      apoiado, procure algo da sua alçada

  4. justo disse:

    Como nestes momentos de dificuldades aparecem os oportunistas de plantão para darem uma de bonzinho. Deputado faça sua parte em Brasilia, o Senhor já pediu redução nos gastos exagerados dos Deputados?
    Se ainda não, fasa isso, aí sim o Senhor estará dando um bom exemplo.

  5. Eduardo Ribeiro disse:

    hipocrisia!

  6. Bruna R. Macedo disse:

    E o que o deputado está fazendo para ajudar a quem sofre com a seca?! Nada, como sempre?! Talvez seja realmente um exagero tantos dias de festejos, como vai ter em Petrolina (cidade da qual o dep. mais reclamou do são joão), acredito que daria perfeitamente para se fazer um ótimo São João em 8 dias. Seria o suficiente, só que tanta festa assim, tem como objetivo comemorar o centenário do rei do baião, que com certeza merece uma homenagem tão grandiosa!!. Mas se pensarmos por outro lado, acho que a maioria das críticas que a prefeitura de Petrolina (a mais citada e todos sabemos pq) recebeu até hoje foram de caráter polítco. Acho que Deputado está é com inveja, depois de tantos anos disputando as eleições de Petrolina, nunca conseguiu ganhar nenhuma, e agora está em Brasília se roendo de ciúmes do Prefeito. A seca no Nordeste sempre existiu, pq nessa de agora as festas deveriam ser canceladas?! E se a seca permanecer pelos próximos anos como o de costume?! Será que não haverá mais festejos de São João?! Tanta crítica assim é só pq esse é ano de eleição, e todos sabemos de qual lado o deputado está! A população e políticos como o deputado, têm é que aceitar e esclarecer que dinheiro tem; tanto pro são joão quanto pra amenizar os efeitos da seca. O que está faltando é iniciativa dos políticos em destinarem corretamente tais verbas, e pararem de tanta roubalheira, porque grande parte do dinheiro público já se perde só nos altíssimos salários que recebem, sem contar nos “por fora”. Dinheiro tem minha gente; pra festa, pra seca, pra educação, pra saúde, segurança, etc. Eles é que interceptam grande parte!!!! Se preocupe em fazer alguma coisa de útil, deputado. Ficar aí se roendo e só fazendo críticas não adianta de nada. FAÇA JUS AO ALTO SALÁRIO QUE RECEBE!!!

  7. Nina disse:

    Pra aproveitar a deixa de diminuir os gastos como SJ pq tbm ñ diminuem os salários exorbitantes dos deputados?

  8. realidade disse:

    E DEPUTADO NÃO VAI FAZER NADA NÃO?????

    QUER DIZER QUE É SÓ OS PREFEITOS????

    BRINCADEIRA ISSO VIU GONZAGA!!!

  9. kevin disse:

    Muito importante isso, mas quanto um deputado ganha ? Faz uma campanha para baixar seu salário Ilustríssimo Deputado.

  10. Dreda disse:

    Uma das maiores secas da história, segundo o título da reportagem. Gostaria de saber quantas pessoas já morreram de fome nesta seca? Quantas crianças desnutridas foram atendidas no H. Dom Malan por causa da seca? Quantos retirantes foram para São Paulo ou Rio de Janeiro? Quantos sertanejos viraram pedintes nos sinais de Petrolina e capitais do nordeste? A resposta é zero? Será que essa é a pior seca da história? O fato é que hoje lidamos com a seca muito melhor do que em décadas anteriores. Os prejuízos existem, mas salvo exceções, são puramente materiais. Não se justifica extinguir uma tradição antiga por conta disso.

  11. Jonas Ramalho disse:

    Seria ótimo se os dois Deputados Federais eleitos por Petrolina, Gonzaga Patriota e Fernando Filho, reduzissem seus gastos com a “cota para exercício do parlamentar”

    Fico abismado quando vejo a planilha de gastos no portal da transparência, com valores injustificáveis; nem para o exercício da função, nem para suas obrigações com o cargo.

  12. Petrolinense disse:

    Que lindo esse deputado traquina preocupado com a miseria do NE, que bom seria se eles abrissem mão de 50% do seu salario para ajudar com calamidades!!
    gonzaga vai caçar ninho de jegue!

  13. Paulo Henrique Amorim Moreira Nunes disse:

    Petrolina estar sendo um alvo muito grande de turistas no mês Junino por conta do aumento de clientes nas lojas, petrolina estar sendo reconhecido como uma cidade modelo nova cementes policlinicas ame e muitas outras obras que vem sendo feito e o prefito julio lossio estar trabalhando na cidade vamos colocar todos os politicos cara a cara vamos citar os trabalho que realmente ajuda o povo sem ser essas obras grandes que não beneficia o povo tanto faz como não fasendo não beneficia vamos vêr as obras que estar sendo feito dentro da cidade nos bairro sou a favor do são joão quem for contra que procure um meio de vêr o lado bom e o povo gosta de festa faça uma votação na cidade quem é a favor e quem é contra. passar bem vossas escelencias.

  14. Sinceramente disse:

    Petrolina tornou-se essa cidade próspera APESAR da seca, da aridez do Sertão. E isso a faz mais grandiosa, apesar do clima adverso. Será que em 2050 o Nordeste ainda vai estar refém das condições climáticas, num atestado de incompetência de nossos políticos? Quem precisa ir a uma festa junina para ter pão e circo, nesse país? Isso o Congresso já nos proporciona todos os dias. Que o diga o Tiririca.

  15. olimpio disse:

    Carlos sem comentários (Gonzaga mandou ta mandado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários