Nos últimos dois dias os programas de rádio, e até este Blog, foram palco de insistentes reclamações da comunidade contra a Compesa.
A falta de água tem revoltado os moradores da cidade que, apesar dos avisos de suspensão dos serviços para trabalhos na rede de distribuição, registraram sua revolta.
O Blog foi ouvir o gerente regional da companhia, Reginaldo Lopes, que nos concedeu a seguinte entrevista:
Blog: Por que o abastecimento em Petrolina ficou prejudicado nos últimos dias?
Reginaldo: A Compesa está em fase de conclusão dos serviços de melhoria da rede de distribuição de Petrolina. Para isso, é necessário interligar as redes existentes com as novas redes que foram implantadas. Essas interligações, quando em tubulações de maior diâmetro, como o que ocorreu neste fim-de semana, necessita de uma paralisação parcial ou total do abastecimento da cidade. Tivemos uma paralisação parcial, pois para executarmos os serviços a rede precisa estar vazia,só podendo ser reativada depois da conclusão dos serviços. Lembramos sempre que mesmo depois do fim dos trabalhos ainda existe um prazo para que toda a rede de distribuição tenha a pressão equilibrada, o que não é um processo imediato, podendo levar até 48 horas para chegar à normalização. Também precisamo contar com imprevistos que podem vir a acontecer, como é o caso de estouramentos em redes que não trabalhavam antes e que não suportam novas pressões. Por isso, precisamos de tempo para o conserto e para reativação do sistema.
Blog: O Sr sabe qual foi o bairro foi mais atingido durante essa paralisação?
Reginaldo: Os bairros afetados diretametne pela paralisação são : Loteamento Recife, Vila Marcela, Vila Débora, Loteamento Eduardo Coelho, Jardim Esperança Santa Catarina, Presidente Dutra, Vila Eduardo, Loteamento Sol Nascente, Jatobá I e II, Henrique Leite, Cidade Universitária, Vila dos Ingás II, Monte Carmello, Portal das Águas, Caminho das Águas, Nova York, Carleza, Santa Catarina e COHAB II, foi um total de 40.000 habitantes.
Blog: Quais os bairros que sentirão os efeitos positivos da interevenção realizada?
Reginaldo: Os moradores dos bairros Mandacaru, Terras do Sul, Dom Avelar, São Joaquim e São Jorge, sentirão uma melhora considerável no abastecimento, já que hoje são os que mais sentem problemas de abastecimento por conta da irregularidade da distribuição.
Blog: Ë mais o estresse tem sido grande e a comunidade acha que está demorando. Qual a previsão para que o abastecimento volte ao normal?
Reginaldo: A nossa previsão inicial era concluir os os serviços na noite do último domingo. No entanto, estouramentos em alguns pontos da rede provocaram um atraso na finalização dos serviços. Estamos trabalhando para concluir os trabalhos ainda hoje para que até o início desta quarta-feira (02.03), o sistema comece a ser regularizado.
Blog : A situação será normalizada para todos os bairros ao mesmo tempo ou será gradativo?
Reginaldo: Não, os bairros de Vila Eduardo, Lot. Eduardo, Vila dos Ingás, Henrique Leite e Jatobá serão os primeiros a ter seus abastecimentos regularizado. Já o Loeamento Recife, a Vila Marcela e a Vila Débora terão um tempo um pouco maior de retorno.
Blog: Alguma outra paralisação está prevista para acontecer?
Reginaldo: Sim, teremos que realizar novas paralisações no sistema para interligarmos os outros pontos. Contaremos com o apoio da imprensa para divulgar a programação e os prazos previstos.



QUE BOM!! AGORA PELO MENOS TEMOS UM GERENTE QUE DAR EXPLICAÇÕES A POPULAÇÃO.
esse gerente nao disse nada que agrade a população, pois mesmo com esse transtorno todo não resolver de fato o problema da falta de agua, mas acredito que se esses gestores da compesa se sensibilizassem com o problema da dos bairros que desde sabado nao tem uma gota de agua eles colocariam carros pipas para amenizar a situação dos miseraveis que pagam os salarios deles todos os meses.
esse tipo de justifiativa ja esta fadada tamanha a falta de compromisso com o povo por parte desse orgao .tenha santa paciencia ,uma cidade como essa ficar sem agua quatro dias vc chama de ivestimento isso so pode ser postura de dirigentes sem noçao como esse rapaz que falou.
A Compesa,
Verdade seja dita, agradecemos pelo desempenho, força de vontade e dedicação de todos os profissionail envolvidos. A Comunidade de DOM AVILAR esta grata por ter solucionado mais este problema, abastecimento solucionado.
Obrigada!
Por que a população não foi informada de tamanha operação?
Se ele já sábia que iria ocorrer esse transtorno todo! Porque não informou a população para que todos pudessem se prevenir.
Temos na região, um sistema muito bom de comunicação de Radio, TV, Jornais e Blogs de Noticias.
Bastava um simples telefonema para alguns meios de comunicação e pronto.
Pelos mesno comunique na imprensa com antecedência à comunidade.
É solange mas explicações furadas não lava roupa nem faz comida e tambem nao serve para tomar banho, e só mudou os atores mas a novela vai continua a mesma
A Compesa agota ta se esforçando para melhor enganar a poulação. parabéns, vc conseguiram enganar mais alguns anos.
-Melhorias? Por que a desculpa é sempre essa e nunca melhora em nada?
-Bairros afetados: praticamente todos!
-Agora vão procurar o apoio da imprensa, não é? Por que não procuraram antes dos moradores perceberem a falta de água?
-Isso sem falar naqueles que nem água tem pra faltar, que deveria ser o objeto principal da entrevista.
Mais uma vez, a conversa de sempre. O resultado, todo mundo sabe!