Gerente da Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes solicita sindicância para apurar vazamento de vídeo na internet

por Carlos Britto // 12 de abril de 2011 às 07:00

O gerente da Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes, Ricardo Azevedo (foto), solicitou uma sindicância na unidade prisional para apurar o vazamento de um vídeo, no qual alguns presos aparecem acusando-o de maus tratos.

O vídeo, segundo o gerente, foi gravado no final de outubro do ano passado, mas somente agora ganhou repercussão depois de ir parar na internet, através do You Tube. Nele, alguns detentos afirmam que Ricardo teria autorizado agentes do presídio a atirarem contra eles com balas de borracha.

Mostrando-se tranquilo, o gerente da unidade prisional argumenta que a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco já tinha conhecimento do vídeo. Ele admitiu ter ordenado o uso do equipamento não-letal, como definiu, mas justificou que a ação foi necessária.

Na versão do gerente, o que aconteceu é que ele foi obrigado a intervir numa briga entre detentos no presídio. “Três deles estavam atentando contra a vida de outro detento e usamos a força necessária para evitar que eles o matassem dentro da unidade”, ressaltou.

Ricardo informou também que representantes do Ministério Público e da Segurança do Sistema Penitenciário estiveram no presídio tomando depoimentos dos detentos, e ficaram convencidos de que não houve maus tratos.

A questão principal agora, garante Ricardo, é descobrir se o vídeo foi divulgado na internet por alguém da unidade. Os indícios, ao menos, apontam nesse sentido. Mas o gerente prefere evitar comentários sobre essa hipótese por não possuir provas. Atualmente a penitenciária Dr.Edvaldo Gomes possui uma população de 940 detentos.

Por Antonio Carlos Miranda

Gerente da Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes solicita sindicância para apurar vazamento de vídeo na internet

  1. população disse:

    Gostaria de saber se o prefeito de juazeiro tem planos de construir uma nova penitenciaria,pelo que dizem essa esta super lotada, isso sim é um grande problema.

  2. Carlitinho disse:

    Numa boa, se os detentos fazem uma acusação como essa, vamos raciocinar:
    1. Ou eles tem muita segurança…
    2. Ou eles estão muito seguros do que estão falando..
    3. Ou estão “lascados”

    Porque uma acusação dessas estando preso “nas garras” do acusado.
    Terão que ser muito burros.
    Vamos jogar limpo.
    Esses policiais acham que são donos de mundo e devem brincar disso aí todos os dias.

  3. Sanfranciscano disse:

    Interessante é que essa penitenciaria foi construída por Miguel Arraes, na área urbana diga de passagem, para acomodar os presos petrolinenses, com a (pseudo)desculpa deles cumprirem a pena próximo à família. Sua capacidae era, salvo engano, de 400 presos, hoje está chegando a quase 1.000. Será que todos são petrolinenses, será que todos tem família em Petrolina?

  4. Janaina disse:

    A Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes na sua Direção o Sr. Ricardo. Homem de carater, honesto, que transformou aquele inferno que era antes não só para os detentos como para os familiares, em uma Unidade Prisional onde podemos dizer que temos a tranquilidade e segurança para nós que temos parentes presos como para eles que se encontram pagando perante a justiça seus erros. Nós só temos a agradecer a esse homem que luta contra as drogas, principalmente no combate ao crack ( hoje não existe mais essa droga que destroi não só quem usa como os familiares) como podemos dizer que existe tortura, humilhações, maus tratos se são os próprios detentos que reconhecem e agradecem diariamente o trabalho dessa pessoa que luta pela integridade fisica e a vida deles e dos seus familiares? muito estranho tamanha acusação!
    Pedimos a quem de direito que não deixem que esse tipo de maldade atrapalhe um trabalho sério e que dificilmente ainda existe no nosso País uma pessoa de coragem que luta por NÃO A VIOLENCIA.
    Não podemos deixar que a Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes volte a ser o que era antes, drogas, cachaças, crack, sangue, mortes.
    Chega de corrupção! com certeza esses detentos foram manipulados.
    Parabéns Sr. Ricardo pelo seu trabalho, o senhor é um HÉROI.

  5. Maria Albuquerque disse:

    QUE VERGONHA!
    POR ISSO QUE O BRASIL NÃO VAI PRA FRENTE, A CORRUPÇÃO É TÃO GRANDE QUE QUANDO CHEGA UM CIDADÃO PARA FAZER UM TRABALHO HONESTO, DIGNO DE APLAUSOS, OS CORRUPTOS USAM OS PRÓPRIOS DETENTOS COM AMEAÇAS PARA DENEGRIR A IMAGEM DE UM DIRETOR QUE SÓ FEZ A DIFERENÇA.
    QUEM EM PETROLINA NAO CONHECE A HISTORIA DA PENITENCIARIA ANTES E O DEPOIS?
    PROCUREM FAZER COMO O SR RICARDO FEZ, POR MÉRITO DE COMPETENCIA MUDOU A HISTORIA DA ANTIGA PENITENCIARIA COM TRABALHO SÉRIO.
    ATÉ UMA PESSOA MAL INFORMADA SABE QUE ESSES DETENTOS FORAM USADOS DE AMEAÇAS PARA FAZER ESSE VIDEO E ACUSAR O DIRETOR QUANDO ELES REPETIAM: OS AGENTES NÃO MALTRATAM A GENTE, NÃO BATEM, SÓ UM IGNORANTE QUE NAO PERCEBE QUE FORAM FORÇADOS A ISSO.
    O NOSSO PAÍS PRECISA DE PESSOAS INTELIGENTES E HONESTAS E NÃO DE CORRUPTOS QUE QUEREM GANHAR FACIL SEM SE IMPORTAR COM O PROXIMO, MESMO O PROXIMO SENDO UM PRESO. É GENTE, SERES HUMANOS, VAMOS GANHAR DINHEIRO HONESTAMENTE, TRABALHANDO.
    TIRO O CHAPEU PARA O SENHOR RICARDO, PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.

  6. Giselle Rodrigues disse:

    Quem acompanha o trabalho que está sendo desenvolvido na PDEG pela gestão atual e por seus colaboradores sabe que hoje a penitenciária de Petrolina é considerada modelo dentro do estado de Pernambuco.Não se constroi isso com mentira , as ações de melhoria estão ai pra todos verem , é fato. A PDEG agora é um ambiente digno para todos os reeducandos que estão lá e todos os familiares que vão em dias de visita, muito mais que isso , a penitenciária é agora depois da gestão de Ricardo de Azevedo um local de trabalho onde todos devem se orgulhar tanto pelas melhorias feitas pela direção da unidade em beneficio dos reeducandose suas familias, quanto em beneficio dos próprios agentes de segurança penitenciária.Alguns deveriam se envergonhar por tentarem denegrir a imagem de uma pessoa tão honrada ,que faz do seu trabalho um ideal de vida sem se curvar diante todos os obstáculos de sua profissão.Quando alguem é a diferança , incomoda aqueles que passam a vida no anonimato pq não fazem nada de bom , nem pra eles nem pra os que os rodeiam. Espero com muita Fé e Esperança que essas pessoas deixem que o trabalho de Drº Ricardo siga seu rumo, que ele consiga trabalhar e VIVER EM PAZ, contribuindo para o bem estar de nossa sociedade e de nosso estado.

  7. Cidadão disse:

    Achei uma coisa interessante:
    Agora esses presos vem falar que são cidadãos. Será que na hora de cometer seus crimes eles lembraram disso?? Quando foram roubar um pai de família, estuprar crianças, matar eles lembraram disso?
    Suas vítimas sim são cidadãos.
    Não acredito nesta denúncia, está claro que eles foram manipulados, mas se fosse verdade seria justo. Esses presos merecem pagar pelo que fizeram. Tiro chapéu para esse diretor. Fez o que era necessário mara mater a ordem!

    1. anonimo disse:

      todos tem direito de errar e se redimir,não critique hoje pode ser eles e amanhã pode ser você. fica a dica.

  8. Petrolinense disse:

    O que devia estar na mídia são as boas ações relaizadas na penitenciária. Lá tem muito vagabundo que não merece ser tratado com carinho não (como os do vídeo), mas também tem muita gente que errou e não quer errar mais.
    A penitenciária de Petrolina é uma das poucas do Estado onde a palavra RESSOCIALIZAÇÃO tem sentido. Lá dentro os presos que querem andar no caminho certo tem a oportunidade de estudar, de trabalhar, tem assistência religiosa, assistência médica, de psicólogos e assistentes sociais. Muitos aprendem uma profissão dentro da penitenciária, muitos deixam de usar o crack, muitos são ressocializados.
    É preciso dar chance aos que querem uma chance de recomeço , aos que não querem devem ser usados os meios para manter a ordem, afinal não podemos esquecer que estes presos estão lá porque comteram crimes.

    Vi o vídeo e não acredito que seja verdadeiro, na verdade parece mais perseguição contra o gerente da penitenciária. Não é estranho que todos os outros agentes seja citados como “bonzinhos” e só o gerente seja o “vilão”? Isso tem cara de armação!!!

  9. Bruno de Castro J. Silva disse:

    Não conheço esse diretor, muito menos seu trabalho para dizer se ele é bom ou ruim, mas esclareço às ardentes defensoras suas que os todos os trabalhos com clientela em situação de marginalização social perpassa, necessariamente, pela OBRIGATORIAMENTE DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS, e ao que consta no vídeo, as marcas de ferimentos nos rapazes tais direitos foram covardemente desrespeitados.
    A denúncia é grave e requer atenção, cautela, mas uma rígida investigação dos órgãos competentes, senão vira festa, não acredito que a ressocialização de lá que vcs tanto falam deva passar pela humilhação, agressão e tortura.

  10. celia rodrigues disse:

    Realmente quem conhece o trabalho que Sr. Ricardo desenvolve na PDEG, sabe que através da atual gestão sabe que hoje é uma Penitenciaria modelo no estado. Aonde todos que lá chegam tem a chance de ressocialização.
    Portanto, todos de Petrolina devia abraçar essa causa e agradecer por termo essa pessoa integro e competente nesta gestão.
    Parabéns! Pelo trabalho desenvolvido Sr. Ricardo e Deus te abençõe hoje e sempre!!!!!

  11. Edvaldo Jr. disse:

    Também não conheço esse diretor, e muito menos seu trabalho para dizer se ele é bom ou ruim, mas eu queria ver o Sr. Bruno defender esses marginais se ele fosse uma de suas vítimas. ”
    Direitos covardemente desrespeitados”?????? O Sr. Bruno sabe o que aconteceu? Qual foi a situação que levou o policial a tomar essa atitude? Será que os presos estavam rezando quietinhos em suas celas e então chegou alguém os agredindo covardemente e sem motivo? Ou será que estavam em alguma briga, ou atentando contra a vida de outros, ou quem sabe iniciando uma rebelião que poderia ter várias vítimas???
    Sou a favor do respeito aos direitos humanos, mas não se pode usá-los para defender quem está errado, afinal o direito de um termina quando inicia o do outro.

  12. preso disse:

    OLHA JÁ ACONTECEU ISSO NA PENITENCIÁRIA DE PETROLINA PORQUE QUANDO EU TAVA PRESO UM AGENTE QUE ERA PRIMO DO ANTIGO DIRETOR PARA PREJUDICAR UM OUTRO AGENTE ARMOU COM ALGUNS PRESOS E AMEAÇOU OS PRESOS PARA DIZER QUE FILMAGEM FOI FEITA POR O AGENTE PARA PREJUDICAR O CARA E TENTAR INCRIMINAR O AGENTE E OS PRESOS AFIRMARAM QUE A FILMAGEM FOI FEITA PELO O AGENTE, DAI O AGENTE FOI TRANFERIDO PARA OUTRO PRESIDIO E É INTERESANTE QUE ESSE AGENTE DENUNCIAVA ALGUNS AGENTES VENDIA DROGA NO PRESIDIO E FORA TAMBÉM E DEPOIS DE TUDO TEVE UM AGENTE QUE FOI PRESO COM UM CARRO COM VARIOS QUILOS DE MACONHAE ISSO AI TEM UMA GRANDE ARMAÇÃO TAMBÉM.

  13. anonimo disse:

    para aqueles que são babão de RICARDO AZEVEDO meus pesames, pois só falam assim porque não foi vocês que sofreram esses maus tratos, criticar e muito fácil quando na verdade não sabemos o lado do outro,se coloquem no lugar dessas pessoas, pois assim como foram parentes meus um dia pode ser os seus, e ai o que mim dizem sobre isso? ninguém está livre de uma situação como essa, podemos cair numa dessas pelo nosso próprio erro ou talvez injustamente,mais não quer dizer que jamais passaremos por isso, não fechem os olhos diante de uma realidade,pois o nosso Brasil funciona assim você só vale o que tem,e outra a corda só arrebenta do lado mais fraco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários