
A gestora da Gerência Regional do Trabalho (GRT) em Petrolina, Raimunda Pereira Gomes, reconheceu as dificuldades em atender a demanda diária de pessoas que procuram o órgão para tirar sua carteira profissional. A principal reclamação diz respeito ao número limitado de fichas de atendimento (apenas 30) para uma quantidade bem maior de pessoas.
Procurada pela reportagem do Blog, Raimunda esclareceu que esse problema se deve à atualização do programa de informática responsável pela emissão das carteiras. O atual, 2.0, está sendo substituído pelo 3.0, o que naturalmente ocasionou uma certa morosidade no sistema. “Antes a emissão da carteira era manual, e agora é informatizada. Por isso dependemos do sistema”, frisou.
A gestora da GRT contou que, devido à modernização desse processo, desde o mês de junho o órgão passa por alguns transtornos. No entanto, o atendimento aos poucos vem sendo normalizado. Ela contou que da semana passada para cá, a Gerência vem atendendo – além dos 30 atendimentos agendados – um excedente de 20 pessoas a mais. Raimunda explica que, como o agendamento é manual, fica difícil passar desse número, ao menos por enquanto.
Outro detalhe que acabou gerando as críticas dos usuários em relação ao atendimento na GRT é que, segundo Raimunda, o órgão não recebe pessoas apenas de Petrolina. “Vem gente de Casa Nova, na Bahia, e também de Lagoa Grande, Cabrobó, Orocó. Na sexta-feira passada eu recebi uma pessoa de Floresta, e ainda pode acontecer de o sistema não estar funcionando”, argumentou.
Sugestão
Raimunda deixou como sugestão que as prefeituras das cidades onde não haja um órgão do Ministério do Trabalho para firmar um convênio com a GRT a fim de que a carteira de trabalho possa ser emitida nessas cidades, a fim de evitar o deslocamento das pessoas para Petrolina. Embora a atual Carteira de Trabalho emitida pelo órgão seja mais à prova de falsificação, a gestora informou que quem tem o documento antigo não precisa procurar o órgão para substitui-lo. A gerência fica localizada no Bairro Atrás da Banca, ao lado da Câmara de Dirigentes Lojistas, e atende ao público das 7h às 13h.


