Geraldo Julio cai dois pontos em nova pesquisa para prefeito do Recife

por Carlos Britto // 05 de outubro de 2012 às 16:00

Faltando dois dias para as eleições municipais, o candidato do PSB à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio, precisa de dois pontos percentuais mais um voto para liquidar a fatura das eleições da capital no primeiro turno. A última rodada de pesquisa do primeiro turno, feita pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), foi divulgada na tarde desta sexta-feira (5).

A pesquisa mostra que o socialista tem 48% dos votos válidos (quando são excluídos os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos). Na sondagem anterior, divulgada no domingo passado (30/09), Geraldo tinha 50%. Nesse formato, Daniel Coelho (PSDB) alcançou 27% (tinha 26% há uma semana), Humberto Costa (PT) ficou com 19% (mesmo número da pesquisa anterior) e Mendonça Filho (DEM) tem 5% (tinha 4%).

Para conquistar a eleição no primeiro turno, Geraldo precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto. Os demais postulantes ao cargo (Douglas Sampaio, do PRTB; Roberto Numeriano, do PCB; Jair Pedro, do PSTU; Edna Costa, PPL) somaram apenas 1% dos votos válidos.

Já na pesquisa estimulada – quando o eleitor é consultado mediante a lista com os demais postulantes, incluindo brancos, nulos e indecisos –, o candidato do PSB aparece com 40% das intenções de voto (na pesquisa anterior, tinha 42%). Na segunda posição aparece o tucano Daniel Coelho, com 23% (tinha 22%), seguido por Humberto Costa, que manteve os 16%. Mendonça Filho cresceu um ponto percentual e aparece com 4%. A soma dos demais candidatos atinge 1% das intenções.

Quando a consulta é feita sem que seja apresentado ao eleitor a lista dos candidatos (a chamada pesquisa espontânea), o socialista obtém 39% das preferências dos entrevistados, Daniel Coelho tem 23%, Humberto Costa, 15%, e Mendonça Filho, 3%. Os demais se mantêm na soma de 1%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) com o número 00211/2012. As entrevistas ocorreram nos dias 3 e 4 de outubro com 1.080 eleitores. A margem de erro das pesquisas estimulada e espontânea é de três pontos percentuais para mais ou para menos. (Fonte: JC Online)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários