A união política dos deputados Gonzaga Patriota continua dando o que falar. Ainda faltam muitos passos até a eleição e muita coisa ainda vai ser dita.
O advogado Gennedy Patriota, filho do deputado Gonzaga Patriota e um um dos seus principais articuladores, joga mais luz sobre o fato afirmando que a união ocorreu para o bem de Petrolina.
Leiam o que ele escreveu:
Eleitos deputados estaduais em 1982, Gonzaga Patriota e Fernando Bezerra Coelho sempre atuaram em campos opostos na política, à exceção de apoio a chapas majoritárias a nível estadual, pelo PMDB e PSB, a exemplo das eleições de Miguel Arraes, em 1986 e Eduardo Campos em 2006 e 2010.
Disputaram o comando do executivo de Petrolina em duas ocasiões: primeiro em 2000, quando Gonzaga, praticamente sozinho, lutou bravamente para manter viva a chama do socialismo, quase nocauteada pela relevante vitória de Jarbas Vasconcelos ao governo do Estado, e em 2004, quando FBC venceu a eleição por uma mínima diferença. Naquele ano, Gonzaga também enfrentou o ex-deputado federal Osvaldo Coelho.
Desde o ano passado, quando passou a coordenar a bancada federal do Nordeste, composta por quase 200 parlamentares, Gonzaga Patriota passou a se aproximar de Fernando Bezerra Coelho, este já na condição de Ministro da Integração Nacional, exatamente para tratar de interesses da região como um todo, principalmente de assuntos relacionados a Petrolina e a Pernambuco.
Têm sido vários os encontros de trabalho entre ambos, e essa agenda administrativa redundou numa maior convergência de idéias e programas no campo político/institucional. Ocorreu que este clima de empatia recíproca, surgida em Brasília, conseguiu uni-los, não apenas na junção de forças em favor do Nordeste, mas também na política de Petrolina.
Entenderam que, juntos, já estando inclusive na mesma agremiação, o PSB, poderão, além de aumentar seus cacifes eleitorais, fortalecer e turbinar a legenda socialista para o pleito que se aproxima, onde o partido, associado a outros ligados ao governador Eduardo Campos, caminha para lançar o deputado federal Fernando Filho a fim de enfrentar o atual gestor, Júlio Lóssio, como também o deputado estadual Odacy Amorim, agora no Partido dos Trabalhadores.
Por outro lado, essa aproximação, em paralelo aos objetivos meramente eleitorais, plenamente absorvidos e comuns em nossa história política, faz surgir uma nova configuração de forças capazes de melhor e com mais prestígio buscar benefícios para Petrolina. Sem sombra de dúvidas nosso município, uma vez administrado por um membro do PSB e, sustentado e calçado politicamente, em Brasília, por essas duas forças que ora se irmanam, tem muito a comemorar e a crescer de forma sustentável no próximo quatriênio, ante a forte perspectiva de alavancar recursos federais.
Petrolina tem importantes desafios e preocupações com o futuro, principalmente em relação a questões voltadas à mobilidade urbana que, com o alarmante surgimento de novos veículos, já apresenta inúmeros pontos de congestionamento, onde se constata a imediata necessidade de se duplicar e criar novas vias, além da construção de alguns viadutos.
Paralelamente a isto, também se deve manter o foco num melhor incremento na geração de emprego e renda e atração de novas indústrias, bem como quanto ao fortalecimento de planos e ações voltadas ao social, como habitação, saúde e educação, sem esquecer outros “gargalos” que vêm desafiando os nossos administradores, como a feitura da macro-drenagem do município, saneamento e infra-estrutura de bairros periféricos, transporte, além de fortes demandas ligadas ao fornecimento de água.
Mais importante do que “olhar para o retrovisor” e de qualquer patrulhamento ideológico ou pontual, essa união de forças que ora se apresenta a Petrolina tem todas as condições de impulsionar o seu desenvolvimento.
Mesmo que não sejam novidade em nossa história política uniões como esta de Gonzaga Patriota e Fernando Bezerra Coelho, certamente grande parcela dos eleitores de ambos levará algum tempo para absorver o entendimento ora firmado, porém, brevemente a enxergará como positiva e alvissareira, visto ser uma aliança eleitoral e política construída a partir do ajuntamento dessas duas forças antes adversárias, que tem como único fim a busca de melhoria na qualidade de vida de todos.
* Gennedy Patriota é advogado militante, graduado pela UNB – Universidade de Brasília e pós-graduado em Direito Privado pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia.



Que lindo… E viva o circo Brasil… Dia desses Gonzaga dizia aos quatro ventos que nunca apoiaria Fernando e agora nos aparece com essa… Falando que é “pro bem de Petrolina, pela unidade do partido”, ah para ô… É de conhecimento popular que Gonzaga nunca será prefeito de Petrolina. Mesmo com Lóssio cambaleante, caindo das pernas, Gonzaga não conseguiria derrotá-lo, como ele mesmo disse em entrevista à imprensa. Todos sabem que somente Fernando pra tirar a prefeitura das mãos de Lóssio. Talvez nem Odacy conseguisse pelo fato de Lóssio estar com a máquina administrativa nas mãos e de brasileiro ter memória curta. E escrevam isso: Como consolo para Gonzaga, o partido lhe dará a escolha do vice, que tem tudo pra ser o cidadão que escreveu o artigo acima, filho de Gonzaga. Nada contra ele também, pois na política tem espaço pra todos. Na minha modesta opnião, o candidato, por merecimento, teria que ser Gonzaga, que já concorreu outras vezes e tem mais experiência, mas política é mesmo um jogo. Fernando é um político nato, um mestre em ganhar eleições. Odacy falou que Petrolina não poderia ser entregue a um “prefeito menino” se referindo a Fernandinho como um jovem inexperiente e incapaz de governar nossa cidade, ledo engano, Odacy. Não tem mistério algum em se administrar uma cidade, e Fernandinho mostrará isso. Não estou aqui defendendo A ou B, pois meu voto será do Palhaço Leleu, pois assim como um “menino” tem plenas condições de administrar nossa cidade, um palhaço também tem… É isso aí…
Nunca diga nunca!!!
Se fosse pelos votos recebidos por grupo politico, nas ultimas eleições. Como Gonzaga foi majoritário, a chapa majoritária seria Gennedy para prefeito e Fernando Filho para vice. Voto é voto e não se discute. Agora,como Fernado Bezerra é o ministro, Gennedy provavelmente será o pré a vice.Não se deve esquecer a onda verde,
que agora vem, da sete de setembro prá dentro.Como também uma onda vermelha(terceira via) que vem para dividir ou até ganhar. Tudo será possivel nesta eleição de Petrolina. Quem viver verá! Alguns lexotan serão consumidos por aqueles que depedem diretamente do resultado do pleito. Outros assistirão de camarote e com certeza estarão na festa de posse dos verdes,vermelhos ou azuis, se estas cores permanecerem.
Isso é mais que uma carta… é quase um plano de governo. Gostei!!!
Estou sentindo falta do mentor e articulador da candidatura do jovem deputado. Tá na hora minha gente, as campanhas já estão aí… nas rodadas de fim de tarde, nas conversas a noite entre vizinhos… para ser sincero, nos quatro cantos da cidade!!! Apareçam…
E se Fernando tivesse apoiado Gonzaga em 2008 não seria para o bem de Petrolina não?
Advinhando e prevendo o futuro desastre, sim.
Mas nao deu pra prever isso. Agora as coisas ficaram mais evidentes que precisam de mudanças pois será uma luta contra a maquina do governo municipal.
So Odacy, com sua fome de poder, que não percebeu isso.
O homem parece que é bom na politica, no pai eu não voto não, mas nesse ai eu arrisco.
e pra o bem de petrolina ou pra seu bem em adevogado gennedy
Ainda fico com a pulga atras da orelha quanto ao comportamento dos que sempre votaram em Gonzaga Patriota por que via nele uma alternativa ao poderio dos Coelho em Petrolina e regiao… dia 07/10/12, teremos a resposta…
Não sei qual a surpresa.
Em 1992 o Deputado Gonzaga Patriota ajudou a eleger o Ministro Fernando Bezerra Coelho Prefeito na época e indicou a sua irmã a advogada Drª Fatima Patriota para a secretaria de Turismo e Eventos.
Não vejo nenhum absurdo ele retornar a apoiar o grupo do Ministro até porque o jogo é partidário como ele diz.
O ministro fez de tudo para derrotar Gonzaga na convenção do PSB para Odacy ser o candidato não conseguiu porque Odacy esqueceu de cuidar de sua base… Paciencia.
Agora tenha certeza a eleição só quem toma de FBCF é Deus.
Estamos mais do que prontos para enfrentar a onda verde ou vermelha.
Na veradade vamos andar por cima das ondas nos quatro cantos da nossa querida cidade.
PETROLINA precisar voltar a crescer acho que Gonzaga fez certo para nossa cidade então e Fernandinho prefeito politica não e em prol de cada politico mas pro bem da cidade, passou a politica e todos juntos em prol de petrolina.Vamos trabalhar e fazer petrolina crescer.
Gente pelo amor de Deus vamos ser racionais.
1ª Gonzaga não tem voto para prefeito e não tem aceitação para ser prefeito
2ª Gonzaga não trasfere voto para Fernando Filho
3ª Quem é esse filho de Gonzaga? Se for esse filho de Gonzaga ai meu prefeitinho o senhor não leva.
4º Fernando Filho cuidado, pois Júlio Lóssio é candidato forte assim como Odacy. O senhor tem muito dineiro, mas não tem aceitação. Cuidade se for de corpo e alma com Gonzaga vc perde. Entenda o povo não quer Gonzaga pelo meio. E Genedy não é uma boa opção.
genedy, futuro vice prefeito, vai ser uma otima escolha vai unir a juventude dele , com a esperiencia de gonzaga.
Besteira!
Odacy sabe como fazer!
Ele traça a bíblia toda quanto mais só Gênese!
Pré-requisitos para lidar com a coisa pública, Gennedy tem de sobra. Experiência adquirida no front do embate político e caráter. Quanto à união política, isso nada mais é do que preço que o desenvolvimento cobra.