Fundador do Clube da Esquina, Lô Borges morre aos 73 anos

por Carlos Britto // 03 de novembro de 2025 às 10:06

Foto: Flávio Charchar/reprodução arquivo

Morreu, aos 73 anos, em Belo Horizonte, o cantor e compositor Lô Borges, um dos nomes mais importantes da música brasileira. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (3), pela família do artista.

Lô Borges estava internado na Unidade Terapia Intensiva (UTI) desde 17 de outubro. Ele foi hospitalizado devido a uma intoxicação por medicamentos e precisou de ventilação mecânica. No dia 25 de outubro, passou por uma traqueostomia.

Em parceria com Milton Nascimento, Lô foi um dos fundadores do Clube da Esquina. O mineiro coleciona sucessos atemporais como “Um girassol da cor do seu cabelo”, “O trem azul” e “Paisagem da Janela”.

Vida e obra

Sexto filho de uma família de 11 irmãos, Salomão Borges Filho nasceu no bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte, e se mudou ainda criança para o Centro da cidade, durante uma obra na casa em que vivia. A mudança temporária transformou, para sempre, a vida de Lô e a música brasileira. Aos 10 anos, nas escadas do Edifício Levy, na Avenida Amazonas, ele conheceu o vizinho Milton Nascimento.

A família Borges voltou a morar no Santa Tereza, e Lô, já mais velho, seguiu os passos dos irmãos e tomou gosto pela música nas ruas do bairro boêmio. Milton Nascimento, que já não era mais vizinho, continuava frequentando a casa da família Borges.

E foi nas esquinas das ruas Divinópolis com Paraisópolis que músicas conhecidas mundo afora foram escritas. O Clube da Esquina se transformou em movimento musical e, em 1972, virou o nome do disco que foi considerado, mais de 50 anos depois, o maior álbum brasileiro de todos os tempos. (Fonte: g1-MG)

Fundador do Clube da Esquina, Lô Borges morre aos 73 anos

  1. Otavio disse:

    Pois é, o mundo é mesmo pequeno, eu aqui em João Pessoa, nas minhas caminhadas pelo parque de todos os dias, ao fim das caminhadas nos reunimos, um pequeno de amigos, dentre os quais está Caça Lucena, músico, compositor que tocou muito com Lo Borges, tanto que na semana passada ele falou da situação de saúde do amigo e estava entristecido, mas é vida que segue, que DEUS receba o LO BORGES com muita alegria e musicalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários