Coordenado pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), do Governo de Pernambuco, o Projeto ‘TransformArte’ – oficinas de artes visuais para jovens, desenvolvido no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) em Petrolina – chegou à reta final após dois meses de atividades. Como conclusão das oficinas, os trabalhos produzidos pelos adolescentes serão apresentados ao público em uma exposição no River Shopping, em Petrolina, na sexta (10), sábado (11) e domingo (12), das 10h às 22h, em frente ao Carrefour, com entrada gratuita.
O público poderá conhecer de perto as criações artísticas e apreciar o talento e a sensibilidade dos participantes. Ao longo do projeto, cerca de 15 socioeducandos participaram de 16 oficinas de desenho e pintura, ministradas pelo professor de artes Gregório da Silva, com o apoio de oficineiros, um fotógrafo e um coordenador pedagógico.
As atividades contemplaram técnicas de desenho em grafite, carvão e pastel seco, além de pintura em tela com tinta acrílica. O resultado foi a criação de obras em grandes formatos, que agora ganham visibilidade e reconhecimento público.
Além do professor Gregório, o projeto contou com a participação do ilustrador Alexandre Esteves, conhecido por suas charges no Jornal Gazzeta do São Francisco e pela experiência em oficinas terapêuticas em saúde mental.
Talentos descobertos
A presidente da Funase, Raissa Braga, destaca que projetos como o TransformArte são fundamentais porque permitem que os adolescentes descubram talentos, expressem sentimentos e desenvolvam novas perspectivas de vida. “A arte abre caminhos para que eles possam enxergar outras possibilidades e fortalecer sua autoestima“, avalia. De acordo com o idealizador do projeto, “a iniciativa surge de um olhar voltado para esses jovens que estão em um momento de integração social. A arte é uma possibilidade de interação, criação e inclusão, valorizando o processo criador de cada um deles“.


