Festival “A Feira” chega a Juazeiro para celebrar 10 anos de história e os 147 anos da cidade

por Carlos Britto // 07 de julho de 2025 às 17:30

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Entre os dias 12 e 15 de julho, a cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, recebe mais uma edição do Festival A Feira, que celebra seus 10 anos de existência e marca também os 147 anos do município, comemorados no dia 15. O evento, que acontece na Nova Orla, chega à região após passar pelo sul e sudoeste do estado, com uma programação gratuita que inclui atrações musicais, atividades culturais, feira de gastronomia e artesanato, além do lançamento de novos empreendedores da economia criativa baiana.

Consolidado em Salvador como a primeira feira de economia criativa de rua da Bahia, o festival se tornou itinerante e tem percorrido diversas cidades promovendo cultura, arte, empreendedorismo e valorizando as expressões locais. Em Juazeiro, as atividades começam no sábado (12), com programação para todas as idades. Às 10h, o público pode participar de uma prática de yoga. Às 11h, a manhã segue com atrações infantis, como cabine de cinema, circo, palhaçaria e parque de infláveis. Ao meio-dia, acontece uma oficina de grafite com Euri Du Cacto, com pintura ao vivo embalada pelo som do DJ Werson. Às 14h, a cantora Mádara se apresenta com banda, seguida por Alan Cleber, às 16h. O encerramento do dia será ao som de Sérgio do Forró.

No domingo (13), a programação começa novamente às 10h, com teatro infantil. Às 11h, o tema da sustentabilidade ganha destaque com a palestra “Tudo sobre o Velho Chico”, apresentada por Gogó. Às 14h, o Samba de Veio assume o palco, seguido do show de Andressa e convidados às 18h.

Na segunda-feira (14), o público poderá visitar os estandes de empreendedores locais e assistir a dois grandes shows: Mariana Aydar, considerada um dos grandes nomes da nova música brasileira, e o instrumentista Armandinho. Já na terça-feira (15), data do aniversário de Juazeiro, a banda Miragem se apresenta às 16h, seguida pelo cantor Igor Kannário. A banda local Pagodança encerra a programação às 20h.

Durante todos os dias do festival, a Nova Orla também contará com barracas de comidas e uma feira de artesanato, reunindo criadores e produtores da cidade e região. A proposta é fortalecer a economia criativa e gerar oportunidades para quem vive da arte, da cultura e do fazer manual.

Em seus 10 anos de história, A Feira da Cidade já realizou 300 edições, com 3 mil atrações musicais, 20 mil horas de programação e mais de 1 milhão de visitantes. Nomes como Baiana System, Larissa Luz, Otto, Lazzo, Gerônimo, Rumpilezz, Paulinho Boca e Cortejo Afro já passaram pelos palcos da feira. Para Carla Maciel, idealizadora e coordenadora do projeto, o festival é uma plataforma de transformação. “A Feira foi a semente de uma revolução na rua e na economia. Lançamos negócios, revelamos artistas, ativamos territórios e conectamos pessoas. A Feira deu o primeiro palco para grandes nomes da gastronomia, da arte e do empreendedorismo criativo”, afirma.

O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro e patrocínio da Bahiagás e do Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, Secretaria da Cultura e Secretaria da Fazenda.

Bahiagás: 30 anos investindo em cultura e sustentabilidade

A edição de Juazeiro também integra as comemorações pelos 30 anos da Bahiagás. A empresa escolheu o Festival A Feira como parte de sua programação cultural comemorativa, apostando na valorização da cultura baiana em suas múltiplas linguagens. Além da distribuição de gás natural, a companhia também investe em projetos culturais, sociais e esportivos. Somente em 2024, foram mais de R$ 14 milhões destinados a iniciativas desse tipo.

Em 2025, a Bahiagás destinou cerca de R$ 7 milhões ao Carnaval da Bahia, sendo patrocinadora do Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar há mais de 15 anos. A escolha do roteiro do Festival A Feira também segue os municípios ligados à pauta da sustentabilidade, incluindo cinco cidades que fazem parte do Projeto Gás Sudoeste, maior duto de gás natural em construção no Brasil, com 306 km de extensão entre Itagibá e Brumado.

Com presença em mais de 20 municípios, mais de 1.300 km de gasodutos instalados e mais de 90 mil clientes, a Bahiagás é hoje a segunda maior distribuidora de gás natural canalizado do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…