Festa da Banana anima Sertão do São Francisco

por Carlos Britto // 12 de outubro de 2011 às 10:06

O perímetro de Irrigação Fulgêncio, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista (PE), realiza nesta sexta (14) e sábado (15), a Festa da Banana (Febana) 2011, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara). O evento contará com exposição de artesanato feito com palha de bananeira, seminário, dia de campo, desfile em homenagem ao 24° aniversário do perímetro e os shows de Zezinho da Ema e Forró do Muído.

O objetivo da festa é mostrar novas técnicas para o cultivo da banana, valorizar a atividade na região, buscar e firmar convênios com instituições interessadas em investir na área. “Nossa meta é chamar a atenção de empresas que tenham a intenção de investir no município, gerando emprego e renda”, conta Ricardo Banana, um dos organizadores do evento.

Haverá também minicursos e palestras que serão promovidas gratuitamente durante a programação. Entre os temas está o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em frutas no Vale do São Francisco, segurança do trabalho na agricultura, potenciais produtivos, comercialização da banana e sua importância para sustentabilidade local e controle do Moleque da Bananeira.

O perímetro comporta 47 Agrovilas, localizadas na área rural de Santa Maria da Boa Vista, onde moram famílias de produtores responsáveis por cerca de 60% da renda gerada no município. “São oito mil produtores e todos os dias saem das agrovilas entre 25 e 30 caminhões de banana que são vendidas para várias cidades brasileiras, como Recife, Maceió e Belém do Pará”, conclui Ricardo. (Com informações da Ascom/SARA)

Festa da Banana anima Sertão do São Francisco

  1. Fabiano Lopes\agronomia""ufrpe"" disse:

    Parabens pra esse grandioso projeto irrigado,,parabens pra todos os organizadores do evento a prefeitura municipal que esta patrocinando, concerteza vai ser um sucesso e os projetesses so tem a ganhar com esse evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…