O deputado federal Fernando Filho (PSB-PE) aproveitou o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado ontem (18), para dar ênfase ao assunto.
No discurso que fez do plenário da Câmara, o parlamentar disse que esse, indiscutivelmente, representa um dos mais graves flagelos da realidade social do País, tachando o problema de “crime repugnante perpetrado contra pessoas absolutamente indefesas, atingindo-as em sua condição moral e também fisicamente, produzindo-lhes sequelas psicológicas que permanecem ao longo de suas vidas”.
Entre outras coisas Fernando Filho ressaltou que meninas jovens – muitas vezes que mal saíram da fase de infância -, não tendo perspectivas a um futuro adequado, acabam tornando-se presas fáceis de verdadeiros exploradores da dignidade humana, os quais não hesitam em satisfazer seus desejos e propósitos sem o mínimo sinal de bom senso ou sentimento de amor à vida e ao próximo.
Embora destacando os avanços significativos em relação a punições severas para quem pratica esse tipo de crime, o deputado salientou que o problema deve ser combatido através de um conjunto de forças que passa não apenas pelo Congresso, como também por vários segmentos da sociedade brasileira – imprensa, ONGs, igrejas entre outros. “A conscientização é fundamental para a denúncia de casos de exploração sexual de crianças e jovens às autoridades”, avaliou. (foto/reprodução internet)


