Fernando Bezerra Coelho cobra do governo federal ações para fruticultura do São Francisco

por Carlos Britto // 04 de junho de 2015 às 06:40

Fernando BezerraO senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) usou a tribuna do Senado nesta quarta (3) para cobrar do governo federal providências capazes de resolver os problemas enfrentados pelo setor da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco.

A região vem enfrentando uma grave seca e o principal reservatório, que é a barragem de Sobradinho (BA), está operando com aproximadamente 20% da sua capacidade. Sem a água para a irrigação, toda a cadeia produtiva, que emprega mais de 60 mil pessoas, está ameaçada. Fernando lembrou que a audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado, realizada em Petrolina no mês de abril, teve duas importantes resoluções: a redução da vazão da barragem e a contratação em caráter emergencial de um sistema de captação capaz de trazer a água do volume morto de Sobradinho.

“A primeira etapa está sendo atendida. A redução da vazão começa a ser efetiva a partir já deste mês de junho”, disse o senador. Quanto à obra, ele voltou a alertar o governo para a necessidade de iniciar o projeto o mais rapidamente.

O senador lembrou que já discutiu o assunto com os ministros Aloízio Mercadante (Casa Civil) e Gilberto Occhi (Integração Nacional), além da própria presidente Dilma Rousseff. A implantação do novo sistema de captação está orçada em R$ 40 milhões.  

“Se a decisão não for tomada na próxima semana, estaremos colocando em risco o setor produtivo inteiro, que é a fruticultura irrigada. Quero levar o meu apelo ao GovernFederal para que tome uma providência imediata e que a Codevasf possa contratar de imediato o serviço”. Mais de 90% da área irrigada no São Francisco é ocupada por pequenos agricultores, com propriedades inferiores a 20 hectares.

Fernando Bezerra Coelho cobra do governo federal ações para fruticultura do São Francisco

  1. cicero lima disse:

    As caronas no avião presidencial não funcionam senador. A situação exige medidas objetivas pra evitar o caos. A redução da vazão de sobradinho é insuficiente
    Precisamos de medidas eficazes como a interligação de bacias. O resto é bla bla bla

  2. Jose de souza disse:

    Quero parabeniza o meu senador por ter tomado essa iniciativa, é claro quer vão dizer é o pal dele. Mais os prefeitos de petrolina e juazeiro também já deveriam estar nessa briga, Dr Julho que é aliado do vice presidente reforce e essa esse pedido ao governo federal. obrigado brito.

  3. Antonio Manoel de Santana disse:

    O Rio está morrendo por várias agressões sofridas pela ação do homem, e gora vem os políticos cobrar providência para utilizar o volume morto do Rio. Durante tanto tempo de agressão não apareceu nenhuma instituição com autoridade combater tais agressões. Agora vem os políticos querendo dar o tiro de misericórdia, chega de tanta canalhice. É capaz de dizerem que o culpado é “São Pedro” tenha dó. Não existe seriedade com as coisas sérias que são de interesse da coletividade. Socorro!!! Esse grito é do Rio.

  4. Sempre Atento disse:

    Até parece que nunca esteve no poder com Dilma,e poderia ter feito tudo isto ai,,agora fica dando uma de santo,Pedindo providencias pro sertão,isto é que uma piada de bom gosto..RSRSRS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários