FDA remove tarja preta de terapias hormonais para menopausa

por Carlos Britto // 12 de novembro de 2025 às 13:00

Foto: reprodução

A Food and Drug Administration (FDA), agência dos Estados Unidos que regula alimentos e medicamentos, não exigirá mais alerta de tarja preta nos tratamentos de reposição hormonal para mulheres com sintomas da menopausa. A decisão deve ampliar as opções de tratamento e facilitar o acesso das mulheres ao tratamento. As mudanças nas bulas incluirão orientações atualizadas sobre o uso.

Desde 2003, os medicamentos para mulheres na menopausa incluíam um alerta de tarja preta, afirmando que eles poderiam aumentar o risco de ataques cardíacos, derrames, coágulos sanguíneos e certos tipos de câncer. No entanto, de acordo com o Dr. Luís Henrique Nunes, médico do Núcleo GA, a restrição foi baseada em interpretações incorretas de estudos antigos. “Já aconteceram milhares de estudos posteriormente que mostraram que esses riscos não se confirmam. Agora não tem mais como negar. Inúmeras evidências mostraram que, na verdade, está prejudicando a mulher se não fizer a reposição hormonal“, pontua.

O especialista ainda ressalta que o equilíbrio hormonal adequado tem papel fundamental na saúde feminina, e que o medo gerado pelas antigas advertências afastou muitas mulheres de um cuidado essencial. “A reposição feita com acompanhamento médico melhora a qualidade de vida. Existem pacientes que realmente possuem contraindicação, mas para quem não é, tem que fazer reposição hormonal“.

A decisão do FDA é vista como um marco na medicina e reforça a importância da atualização científica e do acompanhamento individualizado para cada paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários