FBC ressalta no Congresso que investimentos em Pernambuco foram técnicos e afirma que denúncias “são parte de campanha contra PSB”

por Carlos Britto // 12 de janeiro de 2012 às 16:25

Está acontecendo a sabatina do Congresso Nacional ao ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional). Ele à Comissão Representativa do Congresso que “nunca teve indicação de parente por parte do ministro (ele) para a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba)” e que os investimentos feitos por sua pasta em Pernambuco, seu estado natal, obedeceram a critérios técnicos e não políticos.

FBC disse que as acusações de favorecimento político na liberação de verbas e de indicação de parentes para postos no governo são parte de “uma campanha” contra ele o PSB. “Há uma campanha para atacar a minha imagem e a do meu partido”, disse.

O ministro disse que sabe “relevar os ataques e aceitar as críticas”, mas afirmou que não se pode “atacar e denegrir a imagem das pessoas”.

Ele é alvo de denúncias segundo as quais privilegiou o estado natal, Pernambuco, na distribuição de verbas contra enchentes; favoreceu o filho, o deputado federal Fernando Filho (PSB-PE), com liberação de emendas parlamentares da pasta; e agiu para manter o irmão, Clementino Coelho, na presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), estatal subordinada ao ministério.

O ministro voltou a reconhecer que no ano passado destinou mais recursos para ações de prevenção de desastres para Pernambuco – R$ 98 milhões empenhados – e que a maior parte – R$ 70 milhões – foi utilizada na construção de um sistema de cinco barragens para evitar novas enchentes no estado. O ministro disse que o investimento teve o aval do governo e de vários ministérios. “Foi uma decisão técnica“, afirmou.

A comissão foi convocada durante o período de recesso parlamentar especialmente para ouvir as declarações do ministro sobre as denúncias das quais é alvo. “Venho como gestor público, por ser meu dever explicar, esclarecer”, disse o ministro. A presença de FBC perante a comissão foi fruto de um acordo firmado entre o próprio ministro e o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), que também preside a Comissão Representativa. A reunião do grupo foi convocada por Sarney na terça-feira (10).

Oposição

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), um dos autores do requerimento de convocação, questionou FBC sobre o favorecimento ao deputado federal Fernando Filho com liberação de emendas parlamentares da pasta. Dias também questionou Bezerra Coelho sobre quatro ações do Ministério Público por irregularidades no período em que o ministro foi prefeito de Petrolina. “Quero reiterar que 54 deputados tiveram 100% de emendas empenhadas. Não é um privilégio e uma exceção (o filho). O ideal seria empenhar 100% das emendas de todos os parlamentares”, disse.

Sobre as quatro ações do MP, Bezerra afirmou que foram protocoladas em dezembro, durante o recesso, e que só agora foi notificado. Ele disse ainda que em ações anteriores foi inocentado e que em 30 anos de vida pública nunca teve contas reprovadas.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), disse que o governo Dilma não priorizou os trabalhos de prevenção de desastres naturais e investiu menos da metade do que foi autorizado. Segundo ele, o investimento em prevenção foi “pífio”. FBC respondeu que houve unificação dos programas de prevenção e que o país está melhor preparado para enfrentar desastres naturais.

Governistas

Integrantes do governo saíram em defesa do ministro. “O senhor sofre pelo fato de ser nordestino. Se os recursos fossem liberados para São Paulo, não haveria essa celeuma”, disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). O senador defendeu a construção das cinco barragens em Pernambuco. “Não se podia fazer apenas um pedaço da barragem”, afirmou.

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), que não integra a comissão representativa, parabenizou o ministro por ter se oferecido para prestar depoimento. “De maneira clara, segura e com muita humildade, Vossa Excelência discute esse assunto. Em nome da minha bancada, eu faço questão de externar meu apoio e minha solidariedade. Vossa Excelência conta com o nosso apoio”, afirmou. (Do G1 c/foto)

FBC ressalta no Congresso que investimentos em Pernambuco foram técnicos e afirma que denúncias “são parte de campanha contra PSB”

  1. juninho disse:

    Isso era tudo que Fernando queria,

  2. juninho disse:

    Isso era tudo que Fernando queria, parabéns pelo sucesso como se saiu nas indagações feita pelos deputados, vc está indo ao rumo certo, e Pernambuco só tem à agradecer por ter um politico compentente a frente do ministério.

  3. Romildo Belem disse:

    PARABENS FBC ESTAMOS COM VC

  4. WALTER COSTA disse:

    Nosso Ministro se saiu muito bem, isso é mais intrigas de Sulistas.

  5. Petrolinense de verdade disse:

    Bate, bate.. assim ele cresce mais.
    Ninguem segura Bezerra.
    Estou cada vez mais encantada com tamanha desenvoltura
    Orgulho de ser petrolinense

  6. WALTER COSTA disse:

    O Senador Alvaro Dias-PR só ajudou FBC, ele só fortaleceu FBC mais ainda com os Pernambucanos, e Recifenses tornando sua candidatura a Prefeito do Recife mais forte ainda.e quem sabe daqui á uns anos GOVERNADOR DE PERNAMBUCO.

    1. WALTER COSTA disse:

      O senador defendeu a construção das cinco barragens em Pernambuco. “Não se podia fazer apenas um pedaço da barragem”, afirmou. Antes do final da sessão, Costa já dava como encerrada as denúncias envolvendo o ministro.

      “Ele [ministro] respondeu bem aos questionamentos feitos e defez as acusações. Se não surgirem novos fatos, os questionamentos feitos e as respostas dadas dão por encerrada esta questão”, afirmou o líder do PT.O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), que não integra a comissão representativa, parabenizou o ministro por ter se oferecido para prestar depoimento. “De maneira clara, segura e com muita humildade, Vossa Excelência discute esse assunto. Em nome da minha bancada, eu faço questão de externar meu apoio e minha solidariedade. Vossa Excelência conta com o nosso apoio”, afirmou.
      O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), disse apoiar a permanência de Bezerra no governo e negou que seu partido tenha agido para desestabilizá-lo. “Não há fogo amigo do PMDB”, disse o líder. “Espero que continue honrando o governo como ministro da Integração Nacional”, completou.

      1. WALTER COSTA disse:

        O SENADOR QUE DEFENDEU Á CONSTRUÇÃO DAS 5 CINCO BARRAGENS FOI HUMBERTO COSTA.

  7. Manoel disse:

    E os comentaristas de plantão que vivem atacando FBC neste blog, não vão se manifestar. O tal do “sonhador” não vai se revelar para Maria Elena? vai rapaz, a mulher está uma fera, doida pra saber quem é vc pra te lascar com um processo. Seja homem enfrente a mulher.

  8. Petrolina de todos nós. disse:

    Simplismente fantástico esse ministr,filho de Petrolina.Fernando Bezerra Coelho orgulho dos nordestinos.

  9. Nilo Manoel de Sá disse:

    Pernambuco e Petrolina foram bem representados, agente aqui também sabe fazer bem as coisas.
    Petrolina e o Nordeste estão unidos e fortalecidos.
    Parabéns também pelo bom senso e a solidariedade do deputado GONZAGA PATRIOTA.
    Petrolina é quem ganha com tudo isso.

  10. EVA AMORIM disse:

    Assisti toda entrevista e acredito que o Ministro se saiu muito bem, sempre fui admiradora do grande poltico Fernando Bezerra Coelho e sei que o nosso lider politico jamais faria besteira, é um homem inteligente, competente e muito trabalhador. Dos ministros do governo Dilma ele tem se destacado pela competencia e responsabilidade, isto incomoda…, o que a “oposição” queria mesmo é desestruturar sua candidatura a prefeito do Recife, mas o tiro saiu pela culatra, ele como sempre deu uma aula de gestão e competência, muito me enoja os comentarios tendenciosos da Rede Globo, certamente que uma pessoa de bom senso, sendo ou não admirador do politico e gestor público Fernando Bezerra Coelho pode concluir que tudo foi apenas armação politica para denegrir a imagem do ministro. Lentamente a oposição foi se retirando a medida que viram as primeiras acusações serem derrotadas pela respeitabilidade e credibilidade técnica do ministro.. Parabéns Dr. Fernando Bezerra Coelho e continue sua caminhada pois Petrolina, Pernambuco sabem que o senhor é um grande estadista e que este fato serviu apenas para que o Brasil pudesse ver o valor que tens!!! Transformaste Petrolina… Ajudaste Pernambuco a retormar o crescimeto, estás ajudando o Brasil a sair do atraso… e breve mostrarás ao Recife como se administra uma cidade…

  11. Janete e Valéria disse:

    Valeu!

  12. Mineia disse:

    Estamos com você nesta luta e sabemos da sua competência!!

  13. maria disse:

    Valeu Fernando Bezerra muito bem os Dormenteses esta nessa com voce, Parabéns!!!!! orgulho de voce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários