Quem precisa de medicamentos para tratar doenças como hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, colesterol alto (dislipidemia) e rinite pode ter acesso gratuito a mais de 40 remédios pelo Programa Farmácia Popular. Desde fevereiro de 2025, o governo federal passou a financiar 100% dos medicamentos e itens incluídos na lista do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, também estão disponíveis medicamentos gratuitos para o tratamento de Parkinson, glaucoma e diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares. Além disso, o programa oferece fraldas geriátricas para pessoas com incontinência urinária e absorventes higiênicos, por meio da iniciativa de dignidade menstrual.
Para retirar os medicamentos ou itens, o paciente deve procurar uma farmácia credenciada, identificada com a logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil. É necessário apresentar um documento oficial com foto e CPF, além da receita médica dentro do prazo de validade, que pode ser emitida tanto pelo SUS quanto por serviços particulares.
No caso das fraldas geriátricas, o benefício é destinado a pessoas com 60 anos ou mais ou a pessoas com deficiência. Também é obrigatória a apresentação de prescrição, laudo ou atestado médico que comprove a necessidade do uso do item. O programa amplia o acesso da população a tratamentos essenciais e ajuda a reduzir os custos com saúde, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade. As informações são do Ministério da Saúde.



E ainda tem gente que crítica o governo federal e suas políticas públicas.