O município de Petrolina entrou na agenda de ações programadas para 2025 em comemoração aos 80 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). De 26 a 29 de agosto, a FAO estará presente em mais uma edição do Semiárido Show – feira de inovação tecnológica destinada à agricultura familiar. O pavilhão da Organização, compartilhado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), abrigará atividades práticas e pedagógicas voltadas para agricultura sustentável. Na terça-feira (26), às 12h, o espaço terá uma atividade comemorativa especial sobre a atuação da FAO no país, com a presença de autoridades dos governos federal e local, além de instituições não governamentais.
“A FAO tem muito a comemorar com o Brasil. Tem sido uma parceria muito bem-sucedida“, afirma o representante da FAO no Brasil, Jorge Meza, que abrirá as atividades do estande da Organização no evento. “Nesses anos todos de cooperação estratégica, o País sempre mostrou determinação na busca de soluções e tornou-se exemplo no combate à fome no mundo, tendo saído novamente do Mapa da Fome em 2025“, destaca.
Além do evento comemorativo de aniversário, ao longo da semana, a FAO vai realizar oficinas para troca de experiências relacionadas a melhores práticas e tecnologias sociais desenvolvidas no âmbito do projeto “Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil – Práticas Agroflorestais Sustentáveis e Conservação da Biodiversidade” (REDESER), como a conservação de solo e água, manejo florestal na Caatinga, recuperação de áreas degradadas e sistemas agroflorestais.
A FAO também vai participar de seminários sobre respostas aos impactos das mudanças climáticas sobre a produção alimentar; inovação inclusiva; inserção de juventude rural nas estratégias de combate à desertificação; e recuperação de áreas degradadas no Xingó alagoano. Será ainda debatido o novo marco normativo da Resolução da Conama para o Manejo Florestal Sustentável no Bioma Caatinga.
Parceria
O REDESER vem promovendo ações de enfrentamento ao processo de desertificação com ótimos resultados. Trata-se de uma parceria entre a FAO, o MMA e diversas organizações não governamentais, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).


