Falta mão de obra qualificada em Pernambuco

por Carlos Britto // 03 de maio de 2011 às 21:46

Como em todo o Brasil, as empresas da construção civil de Pernambuco também sofrem com a falta de mão de obra qualificada no setor. Faltam pedreiros, marceneiros, eletricistas e até engenheiros. A pesquisa divulgada na semana passada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, aponta que a escassez de profissionais atinge pelo menos 89% das empresas do segmento e Pernambuco não está fora desta estatística.

A falta de mão de obra atinge o Estado e o País. Com certeza isso atrapalha o andamento de algumas obras e atrasa a entrega. Um prédio é feito com profissionais de várias atividades e isso acaba gerando atraso no cronograma dos empreendimentos”, comenta o presidente do conselho da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Marcello Gomes.

A pesquisa mostra ainda que 64% empresas enfrentam o problema da falta de trabalhador qualificado e, por este motivo, acabam promovendo a capacitação nos próprios canteiros de obras. Para Gomes, este é um fator que ocorre naturalmente na execução dos empreendimentos. Segundo ele, mais de 70% da mão de obra é qualificada dentro dos canteiros.

Falta mão de obra qualificada em Pernambuco

  1. Marco disse:

    Este é um dos problemas de hoje, especialmente no sector da construção civil. Se você quiser ler mais sobre esse assunto eu recomendo que você leia o seguinte artigo: http://euquerotrabalho.com/falta-mao-de-obra-qualificada-para-construcao-civil-no-brasil.html
    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários