Falta de informação ainda é o principal obstáculo para reclamações no Ipem de Petrolina, garante ouvidor

por Carlos Britto // 23 de maio de 2012 às 14:02

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem) está realizando em Petrolina uma campanha educativa para orientar a população sobre as principais funções do órgão. Cartazes, panfletos e cartilhas estão sendo distribuídos na cidade para incentivar consumidores a denunciar possíveis abusos em produtos, comércio ou na prestação de serviços da cidade.

De acordo com o ouvidor Walter Gonçalves (foto), muitas pessoas não conhecem as funções do Ipem e por isto deixam de procurar a ouvidoria do órgão. “O maior problema que nós temos é em esclarecer nosso trabalho para a população, a Ouvidoria em si é um canal de ligação entre o consumidor e o comércio ou fabricante. A partir do momento que recebemos qualquer tipo de denúncia, vamos investigar e autuar quem estiver lesando o consumidor. Muitas pessoas nos procuram fazendo reclamações que não são da nossa competência”, explica o ouvidor.

Walter informa ainda que muitos consumidores não fazem reclamações no órgão porque desconhecem os procedimentos ou têm medo de represálias. “Muitas vezes o consumidor liga para a gente, faz a denúncia e, quando pedimos um número de telefone para contato, a pessoa não quer fornecer e às vezes até desiste da denúncia com medo de represália, mas isto não existe. Nosso procedimento garante total anonimato”, explica.

Segundo o auxiliar de sistemas, Juvêncio Gama, em Petrolina poucas pessoas procuram o Ipem para fazer denúncias, o que pode dificultar o trabalho do órgão na cidade. “Eu vejo pouco interesse do povo em procurar o Ipem e fazer sua denúncia, muitas vezes deixamos uma cartilha com a pessoa e percebemos simplesmente não demonstrar interesse naquele problema, isto dificulta nosso trabalho porque dependemos das denúncias para poder averiguar”, esclarece Juvêncio.

O auxiliar informou também que as maiores reclamações são sobre a venda de pães. “O que as pessoas têm reclamado muito aqui é sobre a questão de venda de pão francês, muitas padarias ainda insistem em vender o pão na unidade e isto não é mais permitido por lei”, informou.

Os produtos fiscalizados pelo Ipem são balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, produtos têxteis, brinquedos, pneus, preservativos, capacetes, material eletrônico e produtos pré-medidos. Em Petrolina a unidade do órgão fica localizada na Avenida das Nações, s/n, Centro. Quem deseja fazer alguma denúncia pode ligar para o número 3861-6629.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários