A falta d’água em Petrolina passou de qualquer limite do aceitável. E do tolerável também. Pelos quatro cantos da cidade, comunidades inteiras clamam por abastecimento.
Num passado nem tão remoto assim, o problema costumava ser recorrente em bairros mais afastados da cidade, que já sofrem com outros transtornos. O que já era uma situação absurda, diga-se de passagem. Mas agora, o desabastecimento generalizou-se.
A grita por água nas torneiras vai dos menos aos mais abastados. Na Areia Branca, onde se localiza o Bodódromo, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Petrolina, agora falta água todo dia. Pior ainda é no Jardim Maravilha, onde os moradores não veem uma gota sequer há mais de dois meses. Só para ficar nesses dois exemplos.
Nos blogs e nas emissoras de rádio da cidade, as reclamações dos comunitários acerca do problema viraram mais do mesmo. Uma vergonha para a concessionária responsável pelo setor de abastecimento e esgotamento sanitário de Petrolina – Compesa.
A empresa justifica como pode, alegando que as altas temperaturas do Sertão aumentam o consumo por água, em detrimento do sistema, que passa por readequações para poder suportar essa demanda.
O difícil para o petrolinense é aceitar a desculpa. Afinal de contas, quem já não sabe que a cidade, nesse época do ano, vai a 40°C na sombra?
Para completar, a Compesa alardeou o interesse de seis empresas britânicas em executar projetos para aumentar a eficiência nos sistemas de abastecimento d’água…da Região Metropolitana do Recife! E o Sertão, como é que fica?
E ainda acham ruim quando os sertanejos acusam o governo do Estado de governar para o Litoral. A prática, infelizmente, ainda não desmentiu a teoria. Pelo menos não até o momento.



No jardim maravilha falta de água é diária assim como está acontecendo de forma generalizada em toda Petrolina mas é incorreto afirmar que os moradores estão sem água a mais de dois meses caso isso fosse verdade, já teríamos entrado na justiça contra a Compesa ,até mesmo porque em nosso bairro passa uma rede de abastecimento quando a Compesa vai fazer manutenção sempre interompe o abastecimento que no máximo dura 24 horas.nao estou aqui defendendo de maneira
Nenhuma a Compesa está cobrando caro aqui em nosso bairro por um serviço que beira o absurdo.
Gostaria de saber o que fizeram com a água do alto do caocar, pois estamos com dez dias faltando todos os dias e quando chega um pouco nao sobe na caixa e dura pouco tempo. Como fica essa situação…
A Compesa é um LIXO.
A compesa não serve nem para privatizar. Essa empresa deve ser fechada, pela incompetência da diretoria.
No tempo que Júlio Lóssio queria municipalizar a Compesa, era uma falaça só, todo mundo reclamava, porque o atual prefeito era apoiador do governador. Depois que romperam os laços, agora estão falando que deve sim ser municipalizada. Francamente.
Obrigado por tudo isso viu Lucas Ramos, vamos lembrar disso…
É claro que as altas temperaturas não são o problema, afinal essa cidade sempre foi quente e nunca foi tão mal abastecida. O problema é no mínimo de gestão. Ou seria estratégia política e operacional?
A Compesa recebe pelo serviço quer entregue a água quer não! Logo, desligar a rede de forma proposital pode significar aumento de ganhos, ou da capacidade de bastecer permutando os recursos quando deveriam investir.
Que a cidade é administrada por adversário político do governador não é segredo. Assim, não dá para descartar a possibilidade de sabotagem política. Esse desabastecimento não só prejudica a economia da cidade, como provoca uma reação em cadeia até na prestação de serviços públicos excenciais. Aquele eleitor que não é tão informado coloca logo a culpa no prefeito.
Bom ficar atento e investigar. O Ministério Público pode ser acionado, a justiça pode determinar intervenção nessa estatal que nunca sofre uma fiscalização sequer, nem que seja para mostrar que está tudo bem.
Bom mesmo são aqueles países cuja água é entregue ao povo sem ônus, portanto é dever do Estado. A água é um recurso de todos mas aqui é privatizada. A lógica aqui é que pagamos pelo tratamento da água, mais absurdos tributos sobre esse que é um elemento básico. O Estado se compromete, não cumpre e não temos alternativa. Água é uma questão de saúde pública, assim é o Estado quem tem que se responsabilizar.
Infelizmente é Brasil, aqui o povo paga caro pela água tratada, tem que pagar tributos por isso e ainda é mal servida.
Foi o prefeito quem falou em fazer acordo com a Compesa, inclusive ridicularizava quando Lóssio falava que a culpa dos problemas do saneamento eram todos da Compesa (sendo que até o MPF declarou diversas vezes que a responsabilidade do saneamento básico e abastecimento eram da Compesa), mas logo em seguida deram um cano no governador que era aliado, agora senta e chora, votou no demagogo por que quis.
Correção: Essenciais**
NO PEDRA LINDA, PELO MENOS, FALTA AGUA TODOS OS DIAS, E O PIOR É QUE O CONSUMO VEM AUMENTANDO NOS HIDROMETROS. EXISTE ALGUMA EXPLICAÇÃO PLAUSIVEL PRA TAL FATO?
Essa empresa está fazendo os petrolinenses de palhaço.
Vamos suspender os pagamentos. Se não temos água, não tem o porquê de pagarmos.
Bota essa desgraça desse Paulo camera pra fora
pessoal vamos encher de mensagens o site da compesa e também do procon de reclamações, para ver se fazem alguma coisa, isso pode ser feito online, já está insuportável essa situação.
Esse governo ainda teve voto em Petrolina.
Agora pergunto, cadê os políticos da cidade? Onde andam que não servem pra nada, nem falam nada a população fica sem representação nenhuma. Cadê o ministério público que não faz nada, aliás, o ministério público caqui não serve pra nada, é omisso e covarde pq vê a população sofrendo e nada faz. Bando de cobardes: políticos e membros do MP.
Hilton Elpidio.