Falha no sistema que atingiu 13 Estados e DF “não foi apagão”, diz ministro

por Carlos Britto // 14 de outubro de 2025 às 13:40

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/AgBr

O incêndio em uma subestação de energia localizada no Paraná na madrugada desta terça-feira (14), que provocou uma falha no fornecimento de energia de até duas horas e 30 minutos em 13 Estados e no Distrito Federal, foi um caso pontual. O assunto foi um dos temas da participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no Programa ‘Bom Dia, Ministro’ desta terça, transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Não foi falta de energia. Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia. Então, portanto, quando se fala em apagão, a gente sempre liga para aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que na verdade aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje nós temos muita energia”, afirmou o ministro.

Nós inclusive robustecemos o nosso sistema de transmissão, com R$ 70 bilhões de linhas de transmissão que nós contratamos e estamos com obras. Então nós temos mais segurança energética, mas é um episódio pontual que o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) deu pronta resposta graças ao moderno sistema do nosso operador nacional”, explicou.

Segundo o ONS, ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões.

Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até uma hora e 30 minutos todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e 30 minutos após a ocorrência.

Sempre lembrando que todo dano na infraestrutura nós não vamos chamar de natural, mas ele pode acontecer. Muitas vezes acontece por incêndio. Mas a pronta resposta do nosso operador foi fundamental para que todas as brasileiras e brasileiros, com a segurança energética e a robustez do nosso sistema, pudessem ter energia rapidamente restabelecida nas suas residências e nas indústrias, naturalmente que algumas funcionam durante a noite“, completou Silveira.

Reunião

O ministro confirmou que ainda na manhã de terça vai ser realizada uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência. “Para todo evento desse tipo é aberto um Relatório de Apuração de Perturbação. Reúne-se todo o comitê de monitoramento do setor elétrico, é como acontece na aviação, para que a gente faça possíveis correções e evitem novos problemas. E a gente moderniza ainda mais e busca soluções para evitar, para prevenir novos problemas”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários