O diretor-presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, Professor Rinaldo Remígio (foto), vai inaugurar nesta sexta-feira (29), às 17h, a primeira Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da região. A iniciativa nasceu de um convênio firmado com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE).
As Câmaras funcionarão no Núcleo de Prática Jurídica da Facape e serão coordenadas pela Professora Carolina Izidoro, além de 13 alunos do curso de Direito, responsáveis pelo atendimento e gestão das audiências. Cada câmara será composta por um conciliador, dois mediadores e um árbitro, que estarão à disposição de toda comunidade. Os procedimentos mediados serão remetidos ao tribunal onde o juiz homologará a decisão.
O professor Rinaldo Remígio reconhece a importância do órgão como instrumento social. “As câmaras são uma alternativa mais rápida para as pessoas que querem resolver pequenos conflitos sem terem que recorrer a longos processos judiciais, além de facilitar a pacificação social através de acordos entre as duas partes” enfatizou.
A inauguração contará com a presença do Presidente do TJ-PE, Desembargador José Fernandes de Lemos, além do coordenador geral das Centrais de Conciliação, Mediação e Arbitragem, Desembargador Leopoldo de Arruda Raposo. (com informações da assessoria)




Parabenizo a Facape eTribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), pela bela parceria pelos serviços que serão prestados a comunidade de petrolina.
Pergunto: As câmaras irão trabalha com pequenos problemas quais são este pequenos problemas? tera custo para comunidade com honorarios advogaticiosos, enfim cabe melhores escalrecimentos para comunidade.
Tadeu Silva
Prezado, Carlos, a informação está errada, sou professor da faculdade de direito de Araripina e desde Fevereiro a Câmara de Mediação e Arbitragem está funcionando aqui na cidade. Obrigado.
Nao posso deixar de parabenizar o companheiro de Araripina, mas gostaria de dizer que, faltou ao nobre colega Carlos Brito adicionar o São Fracisco. Nao ha demerito na materia JOAO.
Aproveito para lembrar que este convenio foi posssivel, 1 por iniciativa do TJPE. 2 pelo empenho da nobre colega professora Carolina Isidoro, que junto com este Coordenador do Curso de Direito na época, inniciou gestFo junto ao Tribunal de Justica no que possibilitou o convenio. Vitoria da FACAPE.
Vitoria de nós que somos o corpo e a alma da FACAPE.