Em resposta a denúncia de um leitor (foto acima) feita ao Blog, que achou um absurdo a retirada de diversas árvores no estacionamento dos alunos na FACAPE, a assessoria de imprensa da instituição nos enviou a seguinte correspondência:
Caro Carlos Britto:
O corpo diretivo da FACAPE justifica que a retirada das plantas, no espaço do estacionamento da Instituição, se deu em razão das árvores apresentarem sinais de mortalidade devido à presença de pragas e fungos.
Salientamos que as referidas árvores, da espécie fícus, serão substituídas pela espécie nin uma árvore de crescimento rápido e que suporta temperaturas elevadas. Em tempo, esclarecemos que a FACAPE cultiva as mudas das espécies citadas, as quais serão plantadas no espaço do estacionamento.
Ratificamos que a FACAPE tem um compromisso com a responsabilidade sócio-ambiental. E dispõe de áreas de reflorestamento como o espaço Vida Verde, um projeto da Instituição que tem como objetivo estimular professores, alunos e servidores a adotarem em seu cotidiano medidas sustentáveis como forma de contribuir na educação ambiental e na preservação da área verde do Campus.
Mensalmente funcionários da FACAPE plantam no espaço destinado ao projeto mudas de plantas nativas da região.





As plantas são o de menos. Quero saber é quando vai acabar o caos daquelas obras (que se tivessem começado no final do semestre passado, provavelmente já teriam acabado) no estacionamento. Cheio de poeira, tratores e buracos. O aluno tem que rezar pra achar uma vaga nos horários de maior movimento, enquanto quem pode estacionar no (vago e espaçoso) espaço privativo está pouco se lixando. Tudo isso pra um estacionamento que não é coberto nem asfaltado, numa faculdade paga!
Tá certa a FACAPE, precisamos dá um fim nessa planta FICUS BENJAMIM. Temos que plantar árvores da nossa região, Umbuzeiro, Juazeiro, Caatigueira, Pau Ferro, Baraúna, entre outras, que por serem nativas estão adaptadas ao clima semi-árido e não requer os cuidados com a irrigação diária. Parabéns FACAPE. Que essa atitude sirva de lição e exemplo aos petrolinenses que pouco não dá valor ao que é nosso, não é Watergate?!?
Concordo com “Snoop”, o estacionamento está um verdadeiro caos, dificilmente se encontra vagas a partir das 19 h, quando se encontra e se quer ir embora antes das 22 h não tem como, haja vista que outros carros estão fechando a saída de alguma forma. A faculdade teve todo o período das férias para resolver a questão do estacionamento (que já era vergonhoso), mas deixou tudo para última hora, causando esse transtorno imenso a todos os alunos. Só nos restar torcer para que acabe ainda esse semestre, pois pelas recentes experiências temos muitos motivos para desconfiarmos disso.