A Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina, recebe a partir de hoje (7) a exposição “Território Expandido”, do artista visual Fernando Augusto. A mostra conta com a série de desenhos e fotografias de 2004 que demarcam um território simbólico através do registro de ações performáticas.
Nos desenhos, Fernando Augusto utiliza plantas baixas de habitações, impregnando-as de informações afetivas e pessoais, representadas por sobreposições de fotografias, recados, passagens aéreas e de transporte público. Alguns dos desenhos representam a experiência do artista ao passar alguns dias em Rosário, na Argentina, onde fez do hotel seu referencial e deslocou seu centro de afetividade e de observação para o quarto em que lá ocupou. Seus dias foram registrados em imagens, com novos recortes de realidade e outra relação com o cotidiano e a geografia.
As intervenções, registradas por fotografias, feitas em terrenos baldios ou em localidades afastadas, marcam a sutileza da ocupação simbólica e, desta forma, as problemáticas da cultura acabam por interagir com a natureza.
A exposição prossegue até 31 de agosto. (Com informações de Multi-comunicação)


