Os petrolinenses e demais moradores da região vão ter a oportunidade de conferir de perto um pouquinho da atuação dos soldados do exército brasileiro. Para comemorar a Semana da Infantaria, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BIMtz) vai promover uma demonstração da Operação Ribeirinha.
O exercício militar acontecerá na Porta do Rio, orla de Petrolina, neste domingo (29) às 10h e envolverá mais de 100 soldados. Segundo o Comando do Eexército em Petrolina, em 40 minutos serão mostrados ao público os equipamentos, uniformes, táticas e estratégias, inclusive aeronaves utilizadas para ocupar áreas fluviais.
Esta é a primeira vez em todo o Nordeste que o Exército revela à população esta forma de combate.




Muitas vezes nos sentimos incomodados com as forças armadas por não darem proteção ao cidadão comum contra a violência interna. Ora, não é sem razão, o custo elevadíssimo para manter a estrutura pronta para um ataque externo com baixíssimas poissibilidades de ocorrer, enquanto vivemos num estado de verdadeira guerra civil. É preciso repensar bem esta função. Se as forças armadas pudessem ir à rua não nos sentiríamos ameaçados, nem reprimidos, mas seguros. Ou será que temos medo dos militares retomarem o poder ? Os maus políticos certamento tem receio, o povo não. Acredito eu!
Imaginem uma nação com imensas riquezas naturais e desarmada, temos uma das maiores reservas de agua doce do mundo, bem cada dia mais escasso no planeta e que certamente sera motivo de disputas num futuro proximo, isso sem falar no petroleo, minerios, toda a biodiversidade capaz de fornecer os mais diversos medicamentos ainda por serem descobertos, e ainda tem gente que acha que temos baixissimas possibilidades de sermos atacados. “Se queres a paz, prepara-te para a guerra”