Morreu na madrugada deste sábado (15), aos 87 anos, o desembargador aposentado Fausto Freitas, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O velório será realizado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, a partir das 13h. Fausto Freitas assumiu a presidência do TJPE entre 2006 e 2007.
Em comunicado oficial, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, lamentou a morte de seu antecessor. “O desembargador Fausto Freitas deixa um legado de retidão e compromisso com o Judiciário pernambucano. Que Deus conforte o coração de familiares, amigos e parentes do magistrado”, disse.
Nascido em 23 de novembro de 1937, Fausto Valença de Freitas é natural de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Aos 21 anos, ele concluiu o curso de Intendência no Centro Preparatório dos Oficiais da Reserva do Recife (CPOR) e, em 1962, formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. As informações são da Folha/PE.
Presidente da Alepe
Em nota, o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto, foi mais uma autoridade a se manifestar sobre o falecimento de Fausto Freitas. Confiram:
Com pesar, recebemos, neste sábado, a notícia do falecimento do ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco Fausto Valença de Freitas. Homem público com atuação nos três Poderes, teve trajetória marcada por grandes serviços prestados a Pernambuco. Foi secretário de Estado, advogado da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), trabalhou no Ministério do Interior e tornou-se desembargador como representante da OAB, em vaga do quinto constitucional. No TJPE, foi
Corregedor-Geral de Justiça, chegando, depois, à presidência, de onde comandou exitoso processo de modernização e restruturação física e institucional do Judiciário pernambucano. Por onde passou, Fausto Freitas deixou sua marca de trabalho, fez amigos e conquistou admiradores. Nossos pêsames à esposa, Valéria Gueiros Leite; aos filhos, Andréa, Alexandre, Paola e Cláudia; e aos demais familiares e amigos. Que Deus possa confortar a todos neste momento de despedida.


