A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) concederá o Título de Cidadão Pernambucano ao empresário da vitivinicultura e ex-prefeito de Lagoa Grande, Jorge Roberto Garziera. A solenidade de entrega acontecerá no dia 4 de agosto, às 18h, no Auditório Senador Sérgio Guerra, em Recife. A honraria é uma proposição do deputado estadual Jarbas Filho.
Natural de Garibaldi (RS), Jorge Garziera chegou ao Vale do São Francisco em 1975 e fixou residência definitiva na região a partir de 1978. Casado com Rose Mary de Oliveira Garziera, tem quatro filhas. Sua trajetória se confunde com o desenvolvimento do Vale, especialmente nas cidades de Santa Maria da Boa Vista, onde foi vice-prefeito, e Lagoa Grande, onde foi o primeiro prefeito e um dos responsáveis pela emancipação da cidade.
Enólogo e administrador de empresas, Garziera impulsionou a produção de uvas e vinhos nos municípios do Vale, gerando empregos e renda para milhares de pessoas. Como gestor, focou na estruturação de Lagoa Grande e no fortalecimento do Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco, que consolidou a região como uma das maiores produtoras de uvas e vinhos do país, além de destaque no enoturismo.
Entre suas realizações está a construção da Estrada da Uva e do Vinho (PE-574), que conecta Lagoa Grande a Santa Maria da Boa Vista, facilitando o desenvolvimento econômico e atraindo investimentos para o setor. O assessor especial de coordenação estratégica da Casa Civil e ex-prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, destacou que “o desenvolvimento da vitivinicultura no Vale deve-se a Jorge Garziera, um baluarte da política e importante contribuidor para a geração de emprego e renda na região.”
Esta homenagem reconhece a importância da contribuição de Jorge Garziera para o crescimento econômico e social do Vale do São Francisco, reforçando seu legado como empresário e gestor público dedicado ao progresso da região.



Ai tá um título merecido, não por ter sido políticos e sim por ser um empresário que fez a região desenvolver.
E um título merecido a um homem que nunca teve qualquer desvio de conduta, nunca respondeu a nenhum processo por má versarão do dinheiro da Prefeitura, nunca teve a PF na sua porta, e um homem de personalidade ilibada, por isso merece o Título de Cidadão Pernambucano. Mas o que interessa ao.Pernambucano é quando o Estado vai sair desse marasmo político que se encontra nessas três décadas.
PARABENIZO A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO, PELO MERECIDO TÍTULO DE CIDADÃO PERNAMBUCANO, AO QUERIDO E JÁ ETERNO PERNAMBUCANO, JORGE GARZIERA, DE QUEM TIVE A HONRA DE SER COLEGA, NO CURSO DE ADMINISTRADOR DE EMPRESAS, NA FACAPE, NO FINAL DOS ANOS SETENTA. GONZAGA PATRIOTA.