Ex-deputado Geraldo Coelho parabeniza Petrolina por mais um aniversário

por Carlos Britto // 22 de setembro de 2011 às 18:39

O ex-deputado estadual, ex-prefeito e empresário Geraldo Coelho parabeniza Petrolina pelos seus 116 anos, neste artigo enviado ao Blog. E lembra de um filme que passa pela sua mente.

Confiram: 

Cresci vendo e ouvindo o amor de meus pais por nossa cidade. Vi meus irmãos dedicando o melhor de si pelo progresso, dinamismo, e desenvolvimento desta terra. E não era só isso, todos tinham pressa. Aprendemos logo cedo que a educação é a redenção de um povo, que o conhecimento é um referencial que faz a diferença.

Aquela carta que meu pai me enviou quando era estudante em São Paulo, guardei como uma lição, e dela fiz um marco para começar minha vida, e ao voltar para minha terra formado em Engenharia Civil, não pensei duas vezes quando convocado para servir a minha Petrolina. Vereador por nove anos sem remuneração, aprendi muito e com essa experiência me tornei prefeito.

Naquela época, Petrolina tinha 83.000 habitantes, aí incluído o distrito de Dormentes, hoje cidade. Arregacei as mangas e junto com minha equipe trabalhamos incansavelmente com o olhar no futuro. E assim as grandes coisas aconteceram. Com foco na educação não medimos esforços em apoiar a Fundação Educacional de Petrolina, atual FUNDAÇÃO NILO COELHO, com seus 50 anos promovendo o bem estar social e pioneira em cursos profissionalizantes. Em seguida veio a criação da FACAPE e os Cursos Superiores foram sendo instituídos. Hoje me alegra ver tantas possibilidades através da chegada da UPE, IF Sertão/PE, UNIVASF e tantas outras instituições educativas e profissionalizantes aqui instaladas, preparando nossa juventude para o amanhã.

Como toda grande cidade, Petrolina também passou por significativas intervenções urbanas. Prova disso é a Avenida da Integração com 7 km de pista asfaltada, canteiro central e iluminação, e o viaduto Barranqueiro que liga a Ponte Presidente Dutra. O Campo de Aviação foi transformado num Aeroporto e daí outras ampliações vieram e hoje, o que antes diziam “ser um lugar para descer urubu”, tem um movimento crescente de 300.000 mil passageiros/ano.

Como um filme que passa em nossa mente, assim passou o tempo. Mas o tempo não passou em vão. O que antes era passagem, hoje é um largo caminho. O que antes era árido, hoje se tornou um oásis, e assim os desafios vão sendo superados, com o povo e força política, na busca permanente por melhores soluções.

PARABÉNS, Petrolina! Vamos em frente.

Geraldo Coelho/Político e Empresário

Ex-deputado Geraldo Coelho parabeniza Petrolina por mais um aniversário

  1. Estado do São Francisco disse:

    Anualizado os dados (JULHO/2010 a AGOSTO/2011), o movimento de passageiros do nosso aeroporto já é de 331.000/ano. Ressalte-se que a capacidade do nosso terminal é de apenas 150 mil/ano. Ressalte-se ainda que a previsão é de fechar o ano com 400 mil passageiros/ano. Portanto, é urgente a reforma geral do Aeroporto Internacional do São Francisco para comportar em seu terminal no mínimo 1 milhão de passageiros/ano, sem contar a necessidade de ampliação do estacionamento para no mínimo 5 mil vagas. Falo isso porque a regra é o aeroporto ter um movimento na proporção do dobro da população local. Petrolina/Juazeiro tem 500 mil habitantes (300.000+200.000). Sem contar que todo ano as duas cidades crescem no mínimo 10.000 habitantes.

  2. malan calazans disse:

    Congratulo-me com o Engenheiro Geraldo Coelho pela mensagem enviada,pois assim Petrolina volta a contemplar os feitos deste grande prefeito que foi. Parodiano Gil, a paulicéia empreendedora lhe deu régua e compasso e com visão futurista uniu a cidade ,integrando-a em todos os sentidos ,fazendo da grande artéria viária a espinha dorsal acrescida com o viaduto. Foi o precursor do ensino superior. Valeu Dr. Geraldo- aquêle abraço e Petrolina continua linda

  3. JOTA MILDES disse:

    Palavras corretas estas do Dr. Geraldo Coelho. O tempo passou mas não passou em vão. Todo o trabalho que este ilustre homem público desenvolveu em Petrolina, assim como o esforço de todos os cidadãos de bem que de alguma forma contribuíram para o futuro desta terra, deram como fruto as bases de um crescimento que hoje todos admiram e celebram. Petrolina tem uma bela história que precisa ser lembrada, restaurada e preservada. Sua trajetória deve ser enaltecida, assim como os nomes de todos aqueles que em épocas passadas deram a sua contribuição para que ela seja o que hoje é e representa no nordeste brasileiro. Não foi à-tôa que Petrolina se desenvolveu, porém graças aos rumos que lhe foram impostos desde o início pelos políticos e cidadãos das mais variadas classes sociais e profissionais que escreveram a sua história nos anais do tempo. Em resumo. Petrolina atual tudo deve às pessoas públicas e anônimas de bom caráter que deram o pontapé inicial assim como àquelas que tem dado continuidade à sua constante e ascendente caminhada. Petrolina é viva e latente. Petrolina é fortaleza e fé.
    JOTA MILDES – escultor e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…