Cerca de 3 mil pessoas participaram nesse domingo (7) do ‘Eita Saudade’, em Araripina, no Sertão do Araripe. O evento promovido pelo Instituto Social Medianeiras da Paz (Ismep) teve como objetivo arrecadar recursos para a construção do Hospital do Câncer do Sertão do Araripe (HCSA), a primeira unidade oncológica da rede estadual de saúde na região.
Antes da festa começar, a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, visitou a unidade para ver de perto o que está pronto. “O sertanejo tem que ser cuidado no Sertão. E um dos grandes marcos do SUS é a regionalização. Nós estamos reforçando o atendimento à saúde e queremos agilizar a entrega dessa unidade de oncologia junto com o povo do sertão, que hoje vemos aqui nessa festa linda“, destacou.
No palco, a festa começou com um filho da terra que misturou ritmos regionais na música eletrônica. DJ Fantasy fez o aquecimento do público que estava chegando ao pátio do HCSA. Num evento completo, centenas de voluntários doaram tempo e amor ao próximo para oferecer a melhor estrutura para quem veio apoiar a saúde do hospital unindo solidariedade e diversão.
“Não é fácil juntar tantos artistas assim. Mas quando se tem uma causa, o tratamento, a dor do outro, a gente consegue mobilizar a população, sensibilizar e fazer uma ação de transformação, a partir dos patrocinadores. E a doação de cada artista, de cada participante é fazer esse sonho se tornar realidade“, ressaltou a vice-madre da congregação Medianeira da Paz, Maria Luiza Mota.
Embaixador Flávio Leandro
Segunda atração do Eita Saudade, o poeta e cantor Flávio Leandro foi convidado no palco pela superintendente do Ismep, Irmã Fátima Alencar, a ser embaixador do HSCA. Convite feito também à esposa de Flávio, Cissa Leandro, e ambos aceitaram – com o apoio do público. “Quase 3 mil pessoas do Sertão do Araripe precisam fazer tratamento oncológico em Recife, e ficam até seis meses longe de casa e da família. Nossa gratidão a você, a Cissa, por transformar a arte em solidariedade ajudando na construção do HSCA. Sua participação é uma demonstração de amor ao próximo“, afirmou a religiosa.
“Fico feliz e honrado pelo convite de ser embaixador de uma obra tão importante, que é o Hospital do Câncer do Sertão do Araripe, e vamos fazer esse sonho virar realidade“, frisou o cantor. Para encerrar a festa com muito brilho, as bandas Mala Sem Alça e Moleca Sem Vergonha se uniram e subiram juntas ao palco, numa apresentação especial para os fãs que atenderam ao chamado de solidariedade e amor.


