Acontece hoje (16), a partir das 18h no auditório da Biblioteca da Univasf, campus Petrolina, a roda de diálogos ‘Trote, Recepção ou Convivência? Discutindo a Integração na Univasf. O evento está aberto a estudantes e familiares, professores e técnicos da instituição e a comunidade em geral.
Para os interessados em participar, a Univasf disponibilizará transporte gratuito dos outros campus para o de Petrolina. O ônibus partirá do campus Juazeiro, às 17h30 com retorno até as 20h. No campus Ciências Agrárias, os estudantes interessados em participar do debate também contarão com transporte da instituição.
A roda de diálogos terá como mediador o professor Nilton de Almeida, do Colegiado de Ciências Sociais (CCS). Os debatedores são os professores Cláudio Almeida e Vanderlei Carvalho, ambos do CCS, Ângelo Sampaio, do Colegiado de Psicologia, e o discente Guilherme Mota, do 3º período do curso de Ciências Sociais.
De acordo com professor Nilton de Almeida, o encontro vai abordar diversos ângulos, objetivando a reflexão e análise crítica sobre o assunto. Segundo professor Nilton, entre os temas em pauta estão as novas formas de recepção aos ingressantes – os trotes solidários – que vêm ganhando cada vez mais espaço nas universidades brasileiras.
Outros assuntos envolvem a discussão do significado do trote como ritual de passagem para a universidade; violência; direitos humanos e avaliação das normas acadêmicas discentes da Univasf. A iniciativa integra as atividades da Calourada Solidária 2011.1.



Eu me posicionei, comentando neste blog, quando saiu a matéria sobre aquela coisa batizada de trote.
Agora, cumpro o dever de parabenizar os docentes e discentes da UNIVASF por esta iniciativa de promover a discussão do assunto. Com certeza todos vão se encontrar num clima diferente, bem civilizado e os resultados serão bons.