Estudo revela situação da pesca artesanal no Submédio São Francisco

por Carlos Britto // 07 de junho de 2011 às 17:30

Pesquisa coordenada pela professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lucia Marisy de Oliveira, culminou na publicação do livro ‘Tecendo as redes da (des) esperança nas águas do Velho Chico’. O estudo aborda os desafios das comunidades pesqueiras de 15 municípios do semiárido de Pernambuco e da Bahia.

Além de abordar experiências, costumes e perspectivas das populações ribeirinhas que vivem da pesca, o livro apresenta referências históricas e geográficas das comunidades pesquisadas.

A relação com o meio ambiente, o impacto das ações humanas sobre o rio, a mata e as espécies nativas, e estratégias de sobrevivência, por exemplo, aparecem nos relatos que compõem a pesquisa realizada com cerca de 300 pescadores de oito cidades da Bahia (Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Xique-Xique, Curaçá e Paulo Afonso) e sete cidades de Pernambuco (Petrolina, Cabrobó, Jatobá, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Petrolândia). (Fonte: Ascom/Univasf)

Estudo revela situação da pesca artesanal no Submédio São Francisco

  1. RAEL REALE disse:

    “Choro saber que
    Os açudes não são o mar
    Que não se pode guardar
    Em alguidares de areia
    Choro o destino das sereias
    E o desatino do astrolábio
    Choro saber que o homem sábio
    Pode morrer se não souber nadar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. O empresário Josival Amorim, mencionado nos comentários do jornalista como estrategista, na verdade puxa o tapete de seu parente, Odacy…