Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) iniciam nesta terça-feira (7) as aulas na nova sede do instituto, na BA-210, S/N, no Bairro Dom José Rodrigues. No entanto, a cerimônia de inauguração ainda não tem nada marcada para acontecer, pois o IFBA ainda aguarda autorização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setecmec). As atividades administrativas já foram iniciadas nesta segunda-feira (6).
O Governo Federal investiu aproximadamente R$ 10 milhões na construção do câmpus de Juazeiro, que conta com Bloco Acadêmico (salas de aulas e laboratórios), Bloco Administrativo, Ginásio Poliesportivo, Auditório (250 lugares) e Refeitório, possibilitando oferta de cursos a aproximadamente 1200 alunos.
O IFBA campus Juazeiro conta hoje com 21 docentes (efetivos e substitutos) e 14 técnicos administrativos em educação, além de colaboradores terceirizados. Há previsão de contratação de outros 59 docentes e 31 técnicos, ao longo dos cinco anos iniciais de funcionamento. 30 vagas estão reservadas para a realização de concurso docente, cujo edital deve ser lançado ainda no segundo semestre de 2015.
Novos cursos
Além da oferta atual de cursos técnicos subsequentes ao ensino médio em Segurança do Trabalho e em Comércio, há previsão de oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Administração (Ênfase em Gestão de Cooperativas e de Agronegócios) e em Segura do Trabalho, ambos previstos para o início de 2016.
Também estão sendo planejados, para o ano de 2016, dois cursos superiores de Tecnologia, um em Logística e outro em Energias Renováveis e Meio Ambiente, além de cursos de pós-graduação lato sensu em Segurança do Trabalho (presencial) e de Educação Técnica e Tecnológica contextualizada ao Semiárido (semipresencial).
Cursos de capacitação (Formação Inicial e Continuada) e o Programa Mulheres Mil serão ofertados, inicialmente, à população dos municípios de Juazeiro e Sobradinho e, a partir de 2016, serão estendidos aos demais municípios do Território do Sertão do São Francisco. (fotos/divulgação)



Quanta palhaçada! As aulas iniciarão sem água para os estudantes beberem!! Eita Juazeiro sofrida!!