Os moradores do bairro São Gonçalo, na zona oeste de Petrolina, estão contando os dias para o fim da obra de drenagem na Avenida Simão Durando. Esta semana, a empresa contratada para o serviço iniciou o processo de concretagem entre a avenida e a Rua Severo Dunga. A previsão é de que os serviços nesse trecho sejam concluídos em 15 dias.
Depois, as equipes trabalharão no outro lado da via. O local apresenta um problema crônico de esgoto estourado que já durava mais de 20 anos. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o transtorno será solucionado definitivamente com a realização da obra.
“Após a concretagem dessa parte da obra, a via deve ser liberada em até 15 dias em média. Logo após iniciaremos a segunda etapa que é a realização do trabalho do outro lado da avenida, que deverá demandar um tempo menor em relação a essa em conclusão. O prefeito Julio Lossio tem acompanhado o serviço e pedido celeridade no andamento, bem como a garantia da qualidade do trabalho para resolver em definitivo o problema de esgoto estourado na via que perdurava há mais de 20 anos”, explicou a secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Petrolina, Tatyanne Lima.
No local, são realizados serviços de rebaixamento de pena d’agua, incluindo complemento de tubulação, conexões, escavação e reaterro, e construção de galeria de tubos de concreto. Desse modo, o serviço deve garantir o escoamento das águas pluviais através da obra de drenagem.
Ao todo, trabalham equipes da Secretaria municipal de Infraestrutura, que está realizando a escavação do trecho de obras, e da Compesa, que ao mesmo tempo também fez a troca da tubulação de esgoto de 150mm para 300mm. Com esse serviço serão evitadas novas obstruções da rede, dando maior vazão ao esgoto da comunidade. (Foto: divulgação)


