Escola estadual promove ação sobre a evolução urbana de Petrolina

por Carlos Britto // 17 de setembro de 2025 às 13:30

Foto: Divulgação

A Escola Estadual Antônio Cassimiro, em Petrolina, promove o projeto integrador “Vidas, Escolas e Comunidade: Educação para a promoção da justiça socioambiental”, que busca conscientizar a comunidade escolar sobre a evolução urbana da cidade e os desafios socioambientais enfrentados por diferentes grupos da população, como comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, ciganas, produtores rurais, agricultores familiares e moradores das áreas urbanas empobrecidas. Segundo o professor Nilson Vasconcelos, o objetivo do projeto é mostrar a transformação da cidade ao longo do tempo por meio de registros fotográficos antigos e atuais, permitindo que alunos e visitantes observem o crescimento urbano de Petrolina.

A metodologia inclui levantamento e catalogação de fotos, visitas a locais históricos, entrevistas com moradores antigos e associações, além da análise comparativa entre passado e presente. A professora Maria das Grotas destacou que a iniciativa valoriza a cultura local e promove o sentimento de pertencimento. “O passado do bairro Antônio Cassimiro, por exemplo, nos leva a estimular a valorização e o sentimento de pertencimento da comunidade”, destacou.

O projeto também iniciou o estudo do bairro Antônio Cassimiro, explorando suas mudanças e desafios ao longo dos anos. A culminância da ação será a exposição de fotos antigas e atuais, que ocorrerá no dia 19 de setembro, na própria Escola Antônio Cassimiro. A mostra pretende aproximar estudantes, familiares e a comunidade em geral da história e cultura da cidade, reforçando a importância da preservação da memória urbana.

Escola estadual promove ação sobre a evolução urbana de Petrolina

  1. PEDRO VIEIRA SOUZA SANTOS disse:

    Iniciativa exemplar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…