Escândalo do ‘Mensalão’: STF dá início hoje a maior julgamento da história

por Carlos Britto // 02 de agosto de 2012 às 07:45

Os 38 réus do caso do mensalão começam a ser julgados às 14h nesta quinta-feira (2) pelo STF (Supremo Tribunal Federal) 2.615 dias após o escândalo emergir, em uma entrevista do então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) à Folha de S.Paulo. As acusações sobre um esquema de compra de apoio ao governo federal deram início ao maior escândalo do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, então em seu primeiro mandato.

O julgamento será o maior da história do Supremo, o órgão máximo do Poder Judiciário no Brasil. O número de réus envolvidos é o maior de um processo já julgado pela Corte. Há ainda a expectativa de que o julgamento venha a ser o mais longo até hoje do STF. Também a complexidade do caso chama a atenção: foram ouvidas mais de 600 testemunhas de acusação e defesa em diversos Estados brasileiros e até no exterior. Os autos da Ação Penal 470 somam mais de 50 mil páginas.

Em 2007, a denúncia contra os 40 réus – incluindo Jefferson – foi aceita pelo STF. O número caiu para 38 com a exclusão do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, que fez um acordo na Justiça e prestou serviços comunitários, e com a morte do ex-deputado José Janene (PP), em 2010.

No banco dos réus, aparecem importantes figurões petistas, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado José Genoíno, e políticos de outros partidos que ajudaram os petistas a chegar ao poder. Também estão na lista o tesoureiro de campanha petista Delúbio Soares e o publicitário Duda Mendonça, além de Marcos Valério, apontado como operador do esquema. (fonte: Portal UOL)

Escândalo do ‘Mensalão’: STF dá início hoje a maior julgamento da história

  1. ney durval disse:

    o povo brasileiro aguarda que essa historia sejá realmente concluida principalmente com a verdade,sabemos que existe um grande interesse politico dos oponentes do governo que mudou a historia desse pais juntamente com a midia, em mostra absurdamente fatos não existente, portanto nós estamos aguardando um resultado justo, não manobras que venha sacrificar gestões que esta dando certo.

    1. Dreda disse:

      Vergonha! Você está querendo perdoar a corrupção porque o Governo foi bom para você. Você deveria estar com vergonha do que disse.

    2. Rodrigo disse:

      Rapaz,

      Se o “BraZil” fosse um país serio, o apedeuta era pra ter sofrido impeachment no ato.

  2. Olimpio lopes disse:

    PARECE QUE FALTOU 2 AI (ALIBABA E OS 40 LADRÕES)

  3. Marivaldo disse:

    Esse Escândalo do Mensalão foi uma grande denuncia de corrupção na politica brasileira que só se tornou Escândalo porque se tornou pública. Desejo que a Justiça seja feita e que punam àqueles envolvidos!

  4. Cidadaopetrolinense disse:

    Caro Carlos Brito.

    Acredito que seu Blog suficiente base ser independente, seja na política local seja na nacional.
    A manchete desta matéria não se coaduna com a verdade dos dos fatos que estão sendo buscadas pelo STF. A chamada imprensa golpista, PIG no dizer do deputado Fernando Ferro, não tem o zelo de proclamar a verdade. Nenhuma verdade: nem a sua nem a verdade factual, como lembra Mino Carta. O PIG enreda uma teia de inverdades, repete e, de tanto repetir, acredita e quer fazer acreditar que suas inverdades são A VERDADE. Não são, tanto é que se busca a palavra abalizada do STF.
    Do exposto, espanta-me seu Blog usar, como se verdade fosse, nesta manchete a palavra Mensalão, mesmo entre aspas, como se fosse uma verdade.
    Acompanhemos a imprensa livre e independente do Brasil. Nos fará bem.

    1. Dreda disse:

      Impressa livre para você é a que acoberta as roubalheiras da esquerda?

      1. Rodrigo disse:

        Pelo termo PIG, deve ser a “imprensa livre” de Paulo Henrique Amorim (manchete principal do site no momento: Toffoli é a primeira derrota do PiG) e Nassif.

  5. Rodrigo disse:

    Lewandowski tentou cuspir na cara de todos os brasileiros com tanta enrolação na hora de entregar a revisão e hoje com uma simples questão de ordem. Mas por hora já perdeu…. militante descarado, parece o Rolando Lero da escolinha do prof Raimundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários