Primeiro bispo diocesano de Petrolina, Dom Antônio Maria Malan deixou um legado inestimável para a Capital do São Francisco. Basta dizer que partiu dele a iniciativa de construir a Igreja Catedral.
Naquela época (década de 20), Petrolina era praticamente mato. Mas a partir da Catedral, Dom Malan afirmou que tudo floresceria ao redor do sagrado templo católico. Não deu outra. Além de um grande líder religioso, Dom Malan foi também um grande visionário.



Grande visionário, pessoa com visao acima do tempo
Devemos a ele , tudo que cresceu ao redor, um grande homem e muito religioso. imagine construir um templo desse porte, com poucos recursos naquela epoca.
Na carpintaria do templo trabalhou Joao Araujo Souza, natural de Riacho do Sobrado municipio de Casa Nova-BA, assim como muitos petrolinenses de fé. Este por sinal tambem foi operario na construção da primeira igreja batista da nossa região, localizada na cidade de Juazeiro-BA na Rua Sete de Setembro, que tambem é o meu bisavô. O homem passa, mas as boas obras ficam na memoria.